A Eleição do Bode e a Oposição do Porco

O Bode Bale, a Gansa Grasna, o Porco Grunhe e o Gato Usa Ray-Ban.

Com a venda do cavalo, os animais da fazenda decidiram eleger entre eles um novo líder. O porco se encheu de esperança porque ele se considerava a pata direita da antiga liderança. Então começou a fazer campanha. Passou a cumprimentar os colegas e a sorrir pra eles, coisa que nunca fizera antes. O porco, até mesmo, andava a beijar os filhotes dos outros, ele que nunca escondera de ninguém a sua aversão pelos pequenos. A gansa, percebendo o perigo, decidiu entrar em ação e foi logo procurar o carneiro.

- Precisamos fazer algo para impedir que o porco seja escolhido – disse transparecendo sua preocupação.

Os dois resolveram procurar o bode e pediram que ele aceitasse ser candidato, pois achavam que, no momento, era o que tinha mais chance de ganhar do suíno.

- Acreditamos que você é a solução e vai manter aquilo que já conquistamos na fazenda até hoje – argumentou o carneiro –. O seu nome vai agradar a maioria dos bichos.

O barbicha não pensou duas vezes e aceitou a indicação. Então iniciaram uma campanha maciça e, mesmo sem possuir nenhuma liderança nata, ele recebeu 51% dos votos e foi empossado como o novo líder dos animais da fazenda.

O bode, logo que começou a liderar, foi procurado pela galinha.

- Ó Bode, líder supremo – disse a penosa –, peço sua intervenção em meu favor, pois estou sendo injustiçada. Todos os meus ovos são tirados de mim. Não me deixam nenhum pra que eu possa chocar. O meu sonho é ter muitos pintinhos e aumentar a população do galinheiro.

- Tenha paciência – respondeu o bode – por hora, não posso fazer nada, mas em breve vou conseguir que lhes deixem alguns dos ovos.

Ela foi correndo contar o resultado da conversa ao seu amigo porco. Este lhe aconselhou a não acreditar no animal de barba.

- Mas quando enfim – disse o suíno –, este porco assumir o poder resolverá o seu problema. Eu prometo que todos os ovos que botar lhes serão deixados. Tudo que você precisa fazer é ajudar-me a conseguir tomar o lugar desse bode que não sabe liderar ninguém.

O porco tinha uma grande capacidade de mentir e enganar os animais. Ele jogava nos dois times, não honrava nenhuma camisa, agia e falava por interesses e não convicções e ensinou a galinha a ser como ele. Juntos tramaram contra o carneiro e a gansa, pois sabiam que eles tinham feito campanha em prol do bode.

O porco e a galinha aproximaram-se do bode e com diabólica perspicácia convenceram-no de que a gansa e o carneiro eram seus inimigos.

O bode começou a perseguir o carneiro que não suportou a pressão e deu um jeito de fugir da fazenda. A gansa sentiu-se sozinha, entrou em depressão e se isolou de tudo e de todos.

Percebendo não ser difícil influenciar o bode, o porco, junto com a galinha, tramou uma estratégia para controla-lo e prejudica-lo. Espalhou que o bode não estava conseguindo liderar sozinho e precisava de um auxiliar.

- O gato de ray-ban deve ser nomeado vice líder para que o bode não fique sobrecarregado – dizia. O felino era do tipo que obedecia quem mais lhe oferecia. O bode inocentemente aceitou a suposta ajuda.

Logo que foi nomeado, o vice líder começou a andar pela fazenda com o pescoço esticado e olhando a todos com superioridade, quando avistava a galinha, a pata (que não botava ovo, nem sabia nadar), a perua (já bem envelhecida) ele lambia os beiços, pois morria de vontade de se alimentar com todas elas (acredita-se que foi o que fez mais tarde). Mas as penosas se encantavam com o seu jeito gatuno de ser. Ele miava suave e elas se derretiam todas. Mas não demorou a soltar as suas garras dando ordens, impondo mudanças e metendo o bedelho em tudo.

Os animais não estavam gostando nem um pouco de que o bode tivesse o gato de ray-ban como auxiliar. Com exceção das penosas, ele não era querido por ninguém. Criticavam os dois e diziam que eles estavam prejudicando a todos e comprometendo a paz na fazenda.

O porco sorria satisfeito, voltava a cumprimentar os bichos e a beijar os filhotes. Acreditava que muito em breve estaria liderando a bicharada. E é claro, como líder, sua porção de lavagem aumentaria muito. Mas ninguém mais acreditava nele, já que andava de um lado para outro com o bode e era amigo do gato de ray-ban. Todos perceberam que ele fazia jogo duplo.

A galinha acreditava que em breve teria seus ovos para chocar, o bode estava sendo derrotado e, em breve, seu amigo porco estaria no poder, mas ela era arrogante, não se continha e andava pela fazenda a bicar todos que encontrava pelo caminho. Ninguém mais a suportava.

Por conta de tudo isso, os animais estavam insatisfeitos, não trabalhavam mais com vontade e a fazenda entrou em crise financeira. Foi anunciado a sua venda e o comprador resolveu loteá-la em forma de condomínio fechado.

Esta é uma história de ficção, qualquer semelhança dos animais ou dos fatos com as pessoas e com a realidade não é mera coincidência. E peço desculpas se o final não foi feliz, pois nunca será enquanto os falsos e incompetentes dominarem sobre nossas vidas.