O gato, o espelho e o reflexo

Certa vez, um gato de coração chagado entrou numa sala e viu uma grande moldura circular de madeira, um espelho. Era tradicional, com uma gaveta larga o suficiente para que ele caminhasse em cima e quatro pés curvos que a sustentavam no chão. Consciente, mas não tanto, e curioso, resolveu o felino avaliar tal objeto. Pulou em cima da superfície e colocou-se em frente ao grande círculo com espelho. Porém algo não se encaixava. Isso está errado! Qualquer gato perceberia! É claro que não é um reflexo! Mas somos idênticos... será que? pensou o felino num lapso. Ele percebeu que a mesma revolta estava expressa no rosto do gato do espelho. Começou a duvidar. Percebeu que as manchas de lama estavam todas lá, que as patas estavam paradas no mesmo lugar, que os olhos se acompanhavam... isso certamente é um reflexo! Tão parecidos! Tão iguais! Mas ele percebeu a cauda. Se o gato a movia para cima, o reflexo movia pra baixo. Se movia para esquerda, o reflexo para a direita. Até que ambos, refletidos em sua ira contra a diferença, pularam contra o espelho, bateram a cabeça e desmaiaram no chão os dois gatos.

Daniel Saldanha
Enviado por Daniel Saldanha em 26/10/2018
Reeditado em 26/10/2018
Código do texto: T6486840
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.