O BOTO ROSA

CENA 1 PARTE 1

O Boto Rosa é muito conhecido por seduzir as moças que dançam nas festas da cidade, as que tomam banho nos rios e também as que navegam sozinhas em pequenas canoas. Todas as noites ele vira um rapaz elegante, cheiroso, musculoso, bronzeado e sedutor que convida as donzelas para dançarem. O moço vai até as festas todo vestido de branco com um chapéu da mesma cor, para tampar seu furinho na testa, que é por onde ele respira. Na noite de 19 de junho de 2019, o Boto se encantou com Lígia e a convidou para dançar.

- Olá! Lígia, não é?

- Oi! O quê?

- Seu nome.

- Sim, sim claro. [disse a moça toda encantada]

- Gostaria de dançar?

- Pode ser.

CENA 1 PARTE 2

E lá se foram os dois dançando. Logo em seguida, depois da festa, o Boto a engravidou e todos os dias eles se encontravam. Depois de uma semana, ele parou de visita-lá e começou a seduzir outras garotas, deixando-a na mão com um bebê na barriga, e, para piorar, a outra menina que o Boto engravidou era a irmã de Lígia, Nina, que, diferente de sua irmã, tinha um marido, Murderer, que lhe perguntou de quem era aquele bebê, já que o marido não podia ter filhos. Então, Nina disse ter sido o Boto Rosa.

- Nina, de quem é esse bebê?

- É seu. [disse a menina desesperada]

- Nina, você sabe que eu não posso ter filhos, então, por favor, me diz de quem é.

- É do Boto Rosa.

- Aquele Boto!

- Você o conhece?

- Foi ele quem engravidou minha irmã, bem, segundo o que ela diz.

- Ele também engravidou a minha irmã.

- Agora ele terá o que merece.

- O que você vai fazer?

- Vou matá-lo.

- Não, essa não é a solução.

- O quê?! Não me diz que gosta dele [longa pausa] é agora que eu mato ele.

- Não, não, não. [diz chorando]

CENA 1 PARTE 3

Então, o homem espera anoitecer na beira do Rio Amazonas, acende uma tocha e aguarda o Boto. Fica a noite toda, até que amanhece e nada do Boto Rosa. Em seguida, o homem percebe que foi uma invenção de todas as mulheres para traírem seus homens ou, para quem não tem marido, namorarem sem compromisso. Mesmo sendo invenção, todas as moças eram avisadas por suas mães para ficarem alerta com flertes de homens em festas, porque um deles poderia ser o boto. A lenda do boto foi inventada por mulheres para justificar a gravidez sem casamento e, quando isso acontece, dizem: “- Foi o Boto.”

Fernanda Lauck Jablonski
Enviado por Fernanda Lauck Jablonski em 09/06/2019
Código do texto: T6669035
Classificação de conteúdo: seguro