Os Dois Burros, Porém Um Mais Burro Que o Outro

Os Dois Burros, Porém Um Mais Burro Que o Outro

Dois burros foram usados para transportar carga, um recebeu esponjas sobre o lombo, o outro sal. Seguiram viagem lado a lado. O burro que carregava sal, já extremamente fatigado pediu que o colega trocasse de carga com ele, mas o outro recusou a proposta já que não tinha muito peso sobre si. Quando enfim chegaram ao rio, o burro que carregava sal pensou: “Estou muito cansado para chegar à ponte, vou atravessar aqui mesmo pela água”.

E se lançou no rio, enquanto sua carga começou a dissolver, aliviando o peso que estava sobre si, e conseguiu com facilidade chegar à outra margem com menos da metade do peso.

O outro das esponjas vendo o sucesso do companheiro pensou: “Se ele conseguiu com uma carga tão pesada, eu, por minha vez, com essa tão leve, tiro de letra. Por que deveria me cansar mais indo até a ponte se posso atravessar por aqui como fez meu colega?”

Logo que começou a nadar, as esponjas se encharcaram tornando-se demasiadamente pesadas. O burro foi afundando e sendo arrastado pela correnteza. Ainda pediu que o outro lhe ajudasse, mas esse lhe respondeu:

- Agora não dá mais para trocarmos as cargas como antes lhe propusera.

Moral da história: se você está em boa situação não deixe de ser solidário com o outro, pois o que está bem hoje pode não estar amanhã, as coisas podem mudar de repente.

Adaptação: Aberio Christe