O escorpião e o carcará

O escorpião é um animal invertebrado, de patas formadas por segmentos distintos. Há diversas espécies catalogadas. Seu veneno pode ser fatal.

Bicho notívago, vive em ambientes escuros. Aspectos interessantes: se faltar alimento, costuma praticar o canibalismo; após o acasalamento, a fêmea tem por hábito comer o macho que a fecundou.

Na verdade, o escorpião está mais para um rato acuado, pronto a atacar a própria sombra. Sente-se com um olho (portanto, rei) em terra que considera de cegos.

Lembra Nastácia Filíppovna, do livro “O Idiota”, em condição de arruinar a própria pessoa. Imagine o que é capaz de fazer ao próximo?! Extremamente traiçoeiro, adepto é a práticas sub-reptícias, a sofismas e a discursos falaciosos.

Falando, agora, do carcará, lembra uma águia ou o gavião. Quiçá um pato voador! Diferentemente do urubu, não voa em bando. Esse bicho meio solitário (nada solidário) mais se aproxima dos falcões.

Seu alvo é certeiro e bem democrático na alimentação: invertebrados, mamíferos e quaisquer animais moribundos pelas estradas do Brasil. Não costuma encarar suas presas. Apenas, devorá-las.

Quantos Escorpiões e Carcarás existem na história brasileira... A interseção entre ambos: o pânico que causam. Trata-se, assim, de tema que não interessa apenas à Biologia.

Em eventual luta entre as duas espécies, quem logrará êxito na batalha? Viável apostar? Ou mais prudente não apostar? Já se soube de brigas, pazes e conchavos entre os dois.

Até quando? - Por certo, quem souber, morre. Possivelmente, o Escorpião e o Carcará conseguirão sobreviver. O pior de tudo: a perpetuação de suas ideias e práticas.

Moral da história: qualquer semelhança com a espécie humana não é mera coincidência e assim caminha a humanidade com seus escorpiões e carcarás...

@engenhodeletras

Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 18/11/2019
Código do texto: T6797789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.