Realização

Qual o último inimigo, o derradeiro e talvez único adversário verdadeiro na Realização? Verdadeiro certamente, no mundo das aparências oculto, mas vivo e presente nas manifestações dos fenômenos transitórios: o senhor do Desejo, de setas floridas, ao mesmo tempo senhor da Morte, cujos filhos são Loucura, com três olhos, um que cai o tempo todo, Orgulho, de apenas um olho, cego, trajado em vestes de rei, e Folia, sem nenhum olho, apenas uma bocarra que fala sem parar; suas filhas, por sua vez, Luxúria, com suas asas vermelhas, Prazer, que não apresenta uma forma fixa, ora aparecendo ora desaparecendo, e Anseio, com seus três enormes seios.

Kama-Mara, o senhor do Desejo e da Morte, partiu conduzindo seus filhos até a árvore Bodhi, sob a copa da qual estava sentado Sidharta Gautama. Com seu arco, levou cinco flechas, belas e venenosas, a primeira para atiçar o desejo, a segunda para o falso contentamento, a terceira para a cegueira da paixão, a quarta para o abrasamento dos sentidos e a última a portadora da destruição. O pólen que cairia semearia a desgraça e a ruína dos dias.

Ao chegar até o príncipe Gautama, disse-lhe: “Levante-se, Sidharta! Por que não está cumprindo com seu dever? Pelo visto, se esqueceu de sua tarefa como pai de família, de sua função preconizada pelos Vedas! A vida errante do mendigo não é para o que nasceu numa casa nobre, à qual Vossa Alteza deve lealdade e que deve defender da perversidade do mundo.”

O bem-aventurado, contudo, não se mexeu, muito menos dialogou com o inimigo. “Vossa Alteza não vai se levantar?”, e colocou uma de suas flechas em seu arco, ameaçando-o a seguir; a seta agora lembrava uma serpente: parecia ter uma língua sibilante. “Se Vossa Alteza não se levantar, serei obrigado a levá-lo à força de volta à casa dos seus pais e de Yasodhara. Acorde, príncipe Gautama!”, não era esse tipo de despertar que Sidharta buscava, e permaneceu impassível.

A flecha foi disparada, mas perdeu o efeito antes de atingir seu alvo e caiu sobre o colo do mestre.

“Impressionante! Há eras que isso não acontece. Mas não vou me deixar levar pela primeira emoção. Alguns já evitaram a primeira flecha. Mas muitos menos se esquivaram das outras ou resistiram aos encantos de Anseio, Prazer e Luxúria!”, no entanto, as setas seguintes também não surtiram resultado; e o futuro Buda ignorou as investidas das filhas de Kama, que então, furioso, se transformou no senhor da Morte, armado com um exército de criaturas diabólicas, liderado por seus filhos. Tridentes, espadas, lanças e muitas outras armas foram atiradas contra o bem-aventurado: só que nenhuma conseguiu atingi-lo.

Tenaz, Mara só parou quando uma voz dos céus retumbou: “Mara, não se canse em vão! Desista e parta em paz. Esse Ser não mais abandonará a convicção que conquistou, obtida através de inúmeras vidas, e dele você não conseguirá sequer que lhe dirija a palavra uma única vez. Sidharta sequer o ouve.”

Mara, frustrado a princípio, mandou embora suas tropas, mas não partiu, assim como suas filhas e seus filhos permaneceram. O sorriso do céu se derramou sobre o Iluminado e pétalas de folhas úmidas de orvalho se depositaram em seus cabelos. Quando Gautama se levantou, apontando para o alto, seu dedo em direção a muito além dos mundos celestiais, o senhor do Desejo e da Morte se prostrou, e Loucura, Folia, Luxúria, Anseio e Prazer o seguiram na mesma postura. Orgulho foi o único a ir embora, saindo pelo mundo, enquanto a terra estremecia com excitação, a noite virava dia e o dia virava noite em instantes, dentro do Vitorioso a certeza de que a expansão e a contração do universo eram um abrir e fechar de olhos gigantescos, o dono destes olhos sendo ele próprio, conquanto não só, cada um dos seres sencientes só precisando aprender a olhar, para dentro ao cerrar as pálpebras, e com toda a atenção ao abri-las.

Orgulho terminou retornando, pacientemente aguardado pelo mestre, cuja Presença fora o que guiara o cego de volta, e enfim se ajoelhou junto com os outros.