O Herói dos Animais

Certa vez os animais, assistindo alguns seriados de televisão, decidiram eleger um herói entre eles, como aqueles poderosos que defendem a justiça e não se cansam de lutar contra o mal no universo. Como super-herói que dedica sua vida a salvar as pessoas, a nação e o mundo inteiro.

O primeiro eleito foi o tigre, pois ele é forte e muito temido, mas aconteceu que ele sentiu fome e atacou uma gazela.

Então deram um impeachment a ele e decidiram colocar um vegetariano em seu lugar: o cavalo. Mas veio um homem e adestrou o equino, fazendo-o extremamente obediente ao seu comando. Esse homem era um caçador imbecil e o cavalo o transportava em seu lombo, conduzindo-o para os lugares onde se encontravam os outros animais.

- Não, o cavalo não é herói, elegeremos o macaco, ele é ágil e divertido – disseram os animais.

Mas o macaco não dominou sua tendência a fazer estripulias e roubou uma banana dos pássaros, logo um ladrão não pode ser herói.

Os animais então escolheram a coruja, famosa por sua sabedoria e capacidade de enxergar no escuro. Mas logo surgiu um problema: quando um gato subira em uma árvore e não conseguira descer, a coruja foi acionada, mas ela só se dispôs a ajudar quando caísse a noite. A destituição dessa ave do posto de heroína foi imediata.

- Muito calma e serena é a tartaruga, essa sim é uma verdadeira heroína! – Concordaram os bichos.

Porém aconteceu de um coelho ficar preso em uma armadilha. A tartaruga prontamente atendeu ao chamado, mas levou dois dias para chegar ao local do acidente.

Os animais desapontados e frustrados decidiram desistir de ter um herói salvador.

- Vamos viver cada um para si e pronto – concluíram.

Foi então que uma águia que já estava vivendo a sua terceira idade e que a tudo acompanhava em silêncio, decidiu abrir o bico e fazer a seguinte observação:

- Todos podemos ser heróis se cada um ajudar ao que precisa usando seus talentos. O Tigre pode defender nossa floresta afastando os invasores. O cavalo pode ajudar fazendo alguns trabalhos que não conseguimos por nossa própria força. O macaco pode quebrar o galho em muitas situações. A coruja pode enxergar o que não podemos ver na escuridão. A tartaruga pode ajudar a atravessar o lago e cada uma pode fazer o que tiver ao seu alcance para que a floresta seja melhor.

"Nação miserável é aquela que precisa de heróis. Os verdadeiros heróis são, em verdade, os cidadãos que enxergam". (Bertolt Brecht)

Autoria: Aberio Christe