O Índio Coaraci

Coaraci Endi (A Luz do sol) foi um índio órfão de pai e mãe. Nasceu na tribo Jamamadi no alto do rio Jurua mas os conflitos por terras entre tribos acabaram por ceifar seus pais o tornando um buscante sobrevida sofrida que o povo indígena de praxes já enfrenta.

O povo Kanamari considerado a oposição no conflito de terras saiu então vencedor, achando o pequeno curumim Coaraci Endi escondido por entre os escombros de ocas destruídas e mesmo em meio as lutas, tomado de bons sentimentos pouparam a vida do pequeno.

Sem pais, sem povo o pequeno cresceu em meio aqueles que transformaram sua vida, dotado de um sentimento por terem lhe poupado dedicava-se sempre em fazer o melhor, levando adiante o legado de sua família que restará somente nele.

Seu empenho era reconhecido e atraia a atenção do cacique, do pajé e dos principais guerreiros da tribo, fazendo com que de outros ele colhesse ciúmes e invejas.

Chegou a tal situação que possuídos de maldade resolveram armar uma emboscada quando Coaraci saíra para pescar no rio Purus em região um pouco mais retirada, ali eles o pegaram, atordoaram, enrolaram em cipós e o jogaram ao fundo de uma caverna, ali ele se debateu e permaneceu até seu fim, mas algo diferente aconteceu.

Na tribo, deram Coaraci como desaparecido, como dissidente, alguém que por conta saiu para ir atrás de seu antigo povo até que um dia, crianças na floresta, atraídas por uma belíssima e grande borboleta foram guiadas a caverna onde haviam lançado Coaraci, chegando lá viram os pertences do índio, assim como o envoltório de cipó rompido sem corpo algum dentro, chamaram o cacique para constatar e deram como morto porém, como guiado pela borboleta, entenderam que Coaraci na sua morte se libertou, criou asas e voou dando origem a hoje a maior borboleta do Amazonas, a borboleta coruja que auxilia os indígenas na transformação, na aceitação dos processos dolorosos para novas conquistas e a possibilidade de sair de baixo e ver se cima.

ERON ROSA
Enviado por ERON ROSA em 01/11/2020
Código do texto: T7101506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.