O jabuti e o leopardo - um conto popular africano


     Certa vez, um jabuti andava distraído pela floresta. A noite começou a cair e ele achou melhor encontrar um bom lugar para cavar um abrigo e se recolher no interior da carapaça.
     De repente, caiu numa armadilha! Era um buraco fundo coberto por folhas de palmeiras que havia sido cavado por caçadores para aprisionar os animais.
     O jabuti, como possuía um casco grosso, não se machucou na queda. Porém, como sair dali? Ele tinha que encontrar um jeito de escapar antes do amanhecer se não quisesse virar sopa para os caçadores …
     Ainda estava atordoado e dolorido pelo tombo, quando um leopardo enorme caiu também na mesma armadilha! O jabuti, num repente de esperteza, deu um pulo fingindo ter sido incomodado em seu refúgio, e berrou para o leopardo:
     - Que é isto? O que está acontecendo? O que está fazendo aqui? Isto é maneira de entrar em minha casa? Não sabe pedir licença? Não tem educação?
     E continuou…
     - Seu bicho pintado e malcriado! Não vê por onde anda? Não sabe que não gosto de receber visitas a estas horas da noite? Saia já daqui ou terei que expulsá-lo!
O leopardo, irritado com o tombo e bufando de raiva com tal atrevimento do Jabuti, agarrou o bichinho e, com toda a força, jogou-o para fora do buraco!
     O jabuti, feliz da vida, foi andando cavar sua toca tranquilamente!
     Coitado do leopardo.