PÁRACHOQUE

( DEZ MÁXIMAS A LA MANEIRA DE LA ROCHEFOUCALD)
 

“Mais ignorante do que aquele que nunca leu nenhum livro, é o homem que só leu um único livro.”

“Colocar um ponto de vista e ficar irredutível nele é a melhor declaração de ignorância que alguém pode dar.”

“Um homem satisfeito sai de casa pela manhã e quer voltar á tarde. O insatisfeito volta tarde, quando volta.”

“ Um homem valente matará o seu ofensor se a ofensa for insuportável; o covarde matar-se-á.”

“ Tem gente que prefere ser um bêbado conhecido do que um alcoólico anônimo.”

“ A juventude é um rio descendo pela montanha; a velhice um lago na planície.”

“ A maior felicidade é ninguém saber que você é feliz.”

“ Religião e relação, quando se discute, dá confusão.”

“ O homem que mata seu sonho, arruma um inimigo que pode matá-lo."

“ O cúmulo da insensatez é querer ser sensato sempre.”  
 



Nota

François, Duque de La Rochefoucauld
, nasceu em Paris, 15 de setembro de 1613  e morreu na mesma cidade em  17 de março de 1680. Tornou-se conhecido pelo seu humor negro e suas tiradas morais que veiculavam ácidas críticas á sociedade e ao modo vida da sua época. Tido como profundamente pessimista e extremamente sarcástico, suas máximas, mais tarde reunidas e publicadas, se tornaram famosas e acabaram se tornando um gênero literário muito apreciado.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/11/2012
Reeditado em 30/11/2012
Código do texto: T4012123
Classificação de conteúdo: seguro