O AMOR (o que elas disseram)

“Que me venha esse homem/ depois de alguma chuva/ que me prenda de tarde/ em sua teia de veludo/ que me fira com os olhos/ e me penetre em tudo.” (Bruna Lombardi, atriz e poeta brasileira)

“O amor é uma doença. Mas, tem cura.” (Rose Macaulay, escritora britânica)

“Os esquimós têm 52 nomes para a neve, porque ela é importante para eles; deveríamos ter outros tantos para o amor.” (Margaret Atwood, escritora canadense)

“Quando duas pessoas estão apaixonadas, não olham uma para a outra, olham na mesma direção.” (Ginger Rogers, atriz, dançarina e cantora norte-americana)

“É egoísta achar que só você pode fazer uma outra pessoa feliz e para o resto da vida.” (Patrícia Pillar, atriz brasileira)

“Só aprendemos a amar amando.” (Íris Murdoch, escritora escocesa)

“Não ter amado é não ter vivido.” (Lou Andréas Salomé, intelectual russa)

“Temos que ser como pássaros. Não dá para voar junto... A tendência da gente é querer voar junto, o tempo todo, querer preservar um estado de unidade que não é possível preservar o tempo todo. Existem momentos de unidade e momentos em sua história, sua vida, seus objetivos, e, se isso puder ser respeitado, os reencontros serão riquíssimos.” (Regina Duarte, atriz brasileira)

“Se você gosta do cara, você tem mais que batalhar o cara. De preferência. Fazer a malinha e chegar na porta dele dizendo: Vim dormir aqui.” (Elis Regina, cantora brasileira)

“O amor nunca morre de inanição. Morre, freqüentemente, de indigestão.” (Anne de Leclos, escritora francesa)

“Estar sempre juntos é ótimo, mas só para irmãos siameses.” (Victória Billing.)

“Amor é uma designação romântica para o mais comum dos processos biológicos – ou devemos dizer químicos? A seu respeito, diz-se muita bobagem.” (Greta Garbo, atriz sueca)

“No amor real, você quer o bem da outra pessoa. No amor romântico, você quer a outra pessoa.” (Margaret Anderson, escritora australiana)

“Os afetos fortes, como o desejo, aumentam nossa capacidade de existir.” (Marilena Chauí, filósofa e professora)

“O coração não tem rugas.” (Madame de Sévigné, escritora francesa)

“Quanto mais penso... mais amo.” (Alice Walker, escritora africana)

“O amor é um jogo em que dois podem jogar e ambos serem vencedores.” (Eva Gabor, atriz húngara)

“Numa relação de amor, nenhuma dos parceiros deveria sentir que tem que abrir mão de uma parte essencial de si mesmo para torná-la viável.” (Mary Sarton, autora norteamericana)

“Quem disser que pode amar alguém pela vida inteira é porque mente.”

(Florbela Espanca, poeta portuguesa)

“O amor não basta. Tem que ser a fundação, a pedra angular, mas não a estrutura completa. É excessivamente mole, dobrável.” (Bette Davis, atriz norte-americana)

“Amo-o e o trago dentro,/ em mim/ amo-o como jamais pensei um dia/ amo-o desse meu jeito,/ e sem fim/ amo-o até o limite,/ onde tudo principia.” (Maria Quitéria, poeta brasileira)

.............

Parte destas citações são do livro “De mulheres, sobre tudo, de Marina Colasanti, Ediouro)