Mais sobre o Belo.

O verdadeiro belo, o espírito que purifica e que pode pousar NA forma, mas não é DÁ forma, é muitas vezes confundido com aquilo que agrada. Podemos opinar sobre as coisas, emitindo um juízo de gosto, como aquilo que me agrada ou aquilo que não me agrada. Mas o belo em espírito é universal, atemporal e objetivo e não depende da opinião do observador para existir. Nem sempre o belo agrada a percepção do homem comum, embora sempre agrade o sábio( entendo o sábio como aquele que vê Deus em todas as coisas e por isso é capaz de ver as coisas mais sutis, como o belo). O sábio não está isento de possuir preferências e emitir juízo de gosto estético e subjetivo, mas sempre será capaz de identificar o belo nas coisas. Quer apreciar o belo? pergunte ao sábio onde está a beleza. Talvez ele te indique, mas talvez o que ele te mostre não te agrade. Mas não pense, por isso, que não é belo. " A árvore que o sábio vê, não é a mesma árvore que o tolo vê". Buscar a sabedoria é buscar também a capacidade de ver o belo, por isso não é egoísmo. É na verdade o maior presente que você pode dar a humanidade. Ao encontrar a sabedoria, encontrará o belo, o bom, o justo e a felicidade. Pois todos estes moram no mesmo condomínio.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/06/2020
Código do texto: T6987304
Classificação de conteúdo: seguro