Sensatez e Realismo da prof.ª NORMA APARECIDA (R.L.)

Lendo a excelente crônica da professora e poetisa Norma Aparecida Silveira com o título “Ansiedade em tempos de epidemia” – confira acessando o texto pelo link da publicação em https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7004405 –, percebi como ela consegue transitar seguramente em uma análise isenta de ideologia e com os dois pés firmados na realidade.

Enquanto muitos criticam apenas o “negacionismo” protagonizado no início pelo médico Drauzio Varella (que foi o verdadeiro lançador da expressão “gripezinha”) e depois plagiado lamentavelmente por importante autoridade brasileira – mas quem teria coragem de lembrar que outras autoridades de países como a Itália e os Estados Unidos também agiram assim no começo –, a professora Norma deixa implícito nas entrelinhas que há outro tipo de “negacionismo” assolando o Brasil desde o começo. Na minha opinião, são dois os pilares desse outro negacionismo (tão ruim quanto aquele das autoridades que mencionei): 1) a FOME (provocada pelo desemprego); e 2) DOENÇAS psicossociais (que aumentam a dor e a violência).

Ressaltando que esta é a minha impressão pessoal – e não as palavras da nossa querida escritora, no texto de autoria dela.

Parabéns para a nossa sincera e solidária amiga Norma Aparecida Silveira.

Gratidão aqui, do Tex.