Rio São Francisco

Num trabalho acadêmico, ao citarmos frases de terceiros, precisamos indicar a fonte, tal como nome da obra, ano e página.

Na condição de ribeirinho do São Francisco, tenho citado uma frase, atribuindo-a ao sociólogo Gilberto Freyre, mas não me lembro a fonte. Por isso, cheguei a reler duas de suas obras, Casa Grande e Senzala e Um Brasileiro em Terras Portuguesas, as que disponho em minha estante. Entretanto, não a encontrei lá, nem noutras pesquisas. Teria eu me enganado quanto à frase e a sua autoria?

Não iria eu inventá-la, de tão primorosa que ela é: "A Natureza parecia estar bem intencionada ao criar o rio São Francisco". E, ao citá-la, sai enumerando as razões para tal, como nascido em Minas Gerais, não muito distante do oceano, faz uma curvatura para alongar o seu caminho, indo desembocar a 2.800 quilômetros, beneficiando quatro estados nordestinos, como Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, região mais árida do Nordeste.

E hoje, com a agricultura irrigada, quanta prosperidade! Sem medo de errar, não apenas pelas informações da mídia, mas por ter conhecido in-loco as cidades de Juazeiro e Petrolina, posso afirmar que elas são as mais desenvolvidas do Vale do São Francisco. Exportam seus produtos para a Europa e Estados Unidos, a partir do seu próprio aeroporto, de onde aviões de grande porte levam milhares de toneladas de seus produtos agrícolas.

Assim, a frase de que "A Natureza parecia estar bem intencionada ao criar o rio o São Francisco", permanece em minha memória, mesmo não podendo apontar a sua fonte.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/01/2021
Reeditado em 15/01/2021
Código do texto: T7160103
Classificação de conteúdo: seguro