800px-Retrato_do_Rei_D._Miguel_I_%281830%29_-_M%C3%A1ximo_Paulino_dos_Reis.png

Dar um Migué

 

 

 

 

Vem de muitos anos anteriores esta história de "Migué".

Portanto, parece que miguelagem e dar uma de Miguel ou Migué foi tomando vários sentidos à medida que se espalhou. Há quem diga que estas expressões se inspiraram em D. Miguel, rei de Portugal de 1828 a 1834, que teria “miguelado” o irmão, Pedro I do Brasil, IV de Portugal, e a sobrinha, uma futura D. Maria II de Portugal, com quem prometera casar (Wikipédia) . Não vi uma ponta de evidência a favor desta hipótese. Parece-me plausível que algum Miguel tenha servido de inspiração a estas expressões, mas há de ter sido mais relevante na vida de quem começou a usar do que um monarca relativamente sem chances de ascender ao trono, foi deposto há anos e morto e enterrado em 14 de novembro de 1866 (com 66 anos).

 

- Quando Dom João VI morreu, Dom Pedro I tinha de assumir o trono português, mas ele ainda estava no Brasil e daqui não queria sair. Então, abdicou do trono português que pela linha sucessória real passou para sua filha, Maria da Glória. Como era ainda criança, deixou Dom Miguel, que estava em Portugal (irmão de Dom Pedro, tio da menina) como seu tutor e regente do trono português. Enviou Maria da Glória do Brasil para Portugal, mas depois de uns poucos meses, Dom Miguel que havia jurado mundos e fundos, proclamou-se Rei e Maria da Glória teve de fugir. Toca o Pedrão abdicar do trono brasileiro para ir combater seu irmão na Europa. Longa história, linda, mas Pedrão ganhou e Miguel foi preso e exilado de Portugal. Busquem na história porque a batalha foi grande e foi um lindo capítulo da nossa história e da de Portugal. Assim, dar uma de Miguel, é de fácil compreensão. É gíria em todo o país. Isto é coisa bem antiga.

 

 

D. Miguel nasceu em 26 de outubro de 1802, no Palácio Real de Queluz, na vila homónima, e foi o sétimo filho de D. João VI,  rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves com a sua consorte, Carlota Joaquina de Bourbon,[3] filha de Carlos IV de Espanha e sua consorte Maria Luísa de Parma, filha de Filipe I de Parma e de Maria Luísa Isabel de França.

Era irmão mais novo de D. Maria Teresa de BragançaD. Francisco António, Príncipe da BeiraD. Maria Isabel de BragançaD. Pedro I do Brasil e IV de PortugalD. Maria Francisca de Assis de Bragança; e D. Isabel Maria de Bragança. Era ainda irmão mais velho de D. Maria da Assunção de Bragança e de D. Ana de Jesus Maria de Bragança. Por parte do reconhecimento paterno foi membro da casa dinástica de Bragança, assim como todos os seus irmãos e irmã.

 

Longa história amigos..

 

Abraços ej...!!!

.

Ejedib
Enviado por Ejedib em 26/11/2021
Reeditado em 26/11/2021
Código do texto: T7394356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.