E Agora Sacconi?

João Cabral de Melo Neto:"...—— E esse povo de lá de riba de Pernambuco, da Paraíba, que vem buscar no Recife poder MORRER DE VELHICE,...." (Morte e Vida Severina).

José de Alencar: "... Levaram o estancieiro em braços para a casa. Oito dias depois FALECEU EM CONSEQUÊNCIA DO DESASTRE...."(O Gaúcho).

José de Alencar: "...FALECEU na noite de segunda-feira o Sr. Conselheiro João Duarte Lisboa Serra. Ainda na flor da idade, sucumbiu a uma enfermidade cruel, depois de um LONGO SOFRIMENTO de cerca de três meses....." (Ao Correr da Pena).

José de Alencar:"...Poti pôs a mão no crânio do ancião e conheceu que era finado; o guerreiro MORRERA DE VELHICE ...." (Iracema).

José de Alencar: "...Então há de concordar comigo que o homem é sempre menino até MORRER DE VELHICE;....." (O Garatuja).

Dr.Drauzio Varella: "....- Seguro MORREU DE VELHO, doutor......" (Estação Crandirú)

Euclides da Cunha: ".... Fora atingido no ventre por uma bala.........................A retirada impunha-se.... FALECERA o coronel Moreira César........." (Os Sertões).

Camilo Castelo Branco: "... O destino que ambos se prometiam era o mais honesto: ele ia formar-se para poder sustentá-la, se não tivessem outros recursos; ela esperava que seu velho pai FALECESSE ................diz lá o ditado, morrer por morrer, MORRA meu pai, que é mais VELHO. " (Uma Praga Rogada nas Escadas). Camilo Castelo Branco: "...Tadeu de Albuquerque MORRERIA DE VELHICE e de raiva,..... "(Amor de Perdição)

Camilo Castelo Branco: "....em Lisboa só se sabe que Fulano ou sicrano era velho, quando MORRE, se a lista da mortalidade nos diz em que cemitério foi enterrado e os anos que tinha....." (Coração, Cabeça e Estômago).

Camilo Castelo Branco: ".... MORREU em marcha com uma apoplexia fulminante ......" (A Brasileira de Prazins)

Camilo Castelo Branco: "...De Londres fomos para Alemanha,..., quando o barão, no gozo de robusta saúde e felicidade que a cada hora me confessava, MORREU subitamente dum ataque apopléctico....." (Coração, Cabeça e Estômago).

Machado (Crônica, A Semana, 1892): "... 16 de junho ....Guimarães chama-se ele; ela Cristina. Tinham um filho, a quem puseram o nome de Abílio. Cansados de lhe dar maus tratos, pegaram do filho, meteram-no dentro de um caixão e foram pô-lo em uma estrebaria, onde o pequeno passou três dias, sem comer nem beber, coberto de chagas, recebendo bicadas de galinhas, até que veio a FALECER. Contava dois anos de idade. Sucedeu este caso em Porto Alegre, segundo as últimas folhas, que acrescentam terem sido os pais recolhidos à cadeia, e aberto o inquérito. A dor do pequeno foi naturalmente grandíssima, não só pela tenra idade, como porque bicada de galinha dói muito, mormente em cima de chaga aberta. Tudo isto, com fome e sede, fê-lo passar “um mau quarto de hora”, como dizem os franceses, mas um quarto de hora de três dias; donde se pode inferir que o organismo do menino Abílio era apropriado aos tormentos. Se chegasse a homem, dava um lutador resistente; mas a prova de que não iria até lá, é que MORREU...."

Se quiser,leia:Que Significa Falecer,Falecido,Falecimento?E Passamento? Falecer,Morrer São Sinônimos Perfeitos. Quem Morre, Falece (Quem Falece,Morre). Morreu Velho (Dom Bibas),Entendeu Sacconi? A "Sacconagem" Segue(Finar-se=Falecer,Morrer).

No Google: José Carlos Pace Morre acidentado - ..:: JM News - O seu mundo na ...www.jmnews.com.br/.../42,31520,20,03,jose-carlos-pace-morre-acidenta...‎20/03/2013 - Com a idade de 33 anos, faleceu o corredor brasileiro de Fórmula 1, José Carlos Pace, em acidente de avião, nas proximidades de Maipora, ...(Já dentro da página): "...José Carlos Pace Morre acidentado. “Com a idade de 33 anos, FALECEU o corredor brasileiro de Fórmula 1, José Carlos Pace, em acidente de avião,...."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida (Gramática Metódica, 34ª, 1986, pág. 370): " ... -SINÔNIMOS são palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significação; se a significação é igual, os sinônimos dizem-se perfeitos (o que é raro); se semelhante, imperfeitos.

a) Sinônimos perfeitos:... falecer, morrer...."

A oração "O falecimento de Ayrton Senna" é genuinamente portuguesa e não há erro algum, salvo na cabeça de Sacconi que andou de "Sacconagem" com a língua.

Se quiser, leia:Falecer,Morrer (Sérgio Nogueira). Caro David, Morrer é Sinônimo de Falecer.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 31/12/2013
Reeditado em 01/01/2014
Código do texto: T4632111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.