Caro David,Que Significa a Palavra Sinônimo?

Dic.Michaelis on(Idem o Melhoramentos,5vol., o Michaelis 2000 etc):"si.nô.ni.mo adj (gr synónymos) Diz-se da palavra que tem exatamente o mesmo sentido que outra ou quase idêntico. sm Palavra sinônima".

No Google -http://www.dicionariodoaurelio.com/ (Já dentro da página): "Dicionário do Aurélio (Digite a palavra morrer). "Significado de Morrer v.i. Cessar de viver, perder todo o movimento vital, falecer".

Sacconi (Não Erre Mais!) -2005:".... SÓ FALECE quem sai da vida naturalmente, por DOENÇA ou VELHICE...." -Sacconi de maneira errada está ensinado que -"Só(=somente)FALECE quem sai da vida naturalmente, por doença ou velhice...." (Isso segundo ele, mas não nos faltam bons dicionários e bons exemplos aniquilando tal doutrina infundada.)// José de Alencar: "...FALECEU na noite de segunda-feira o Sr. Conselheiro João Duarte Lisboa Serra. Ainda na flor da idade, sucumbiu a uma enfermidade cruel, depois de um LONGO SOFRIMENTO de cerca de três meses....." (Ao Correr da Pena).//Alexandre Herculano: "....MORREU VELHO [Dom Bibas], deixando o importante cargo que exercitava...." O Bobo. // Camilo Castelo Branco: ".... MORREU em marcha com uma APOPLEXIA fulminante ......" (A Brasileira de Prazins).// Fernando Pessoa [Por Ele Mesmo]: "... Alberto Caeiro nasceu em 1889 e morreu em 1915;...Caeiro era de estatura média, e, embora realmente frágil (MORREU tuberculoso),...").

Dic.Caldas,5ª ed.,5vol.,1969,pág.2682: "MORRER, v.intr. cessar de viver, peder todo o movimento vital, FALECER: MORRER DE VELHICE, DE DOENÇA....(já na págnia 2683) ....MORRER de morte natural, FALECER de doença ou de velhice.... // ... MORRER na cama (fam.), FALECER de doença ou de velhice...."

José de Alencar: "...Então há de concordar comigo que o homem é sempre menino até MORRER DE VELHICE;....." (O Garatuja).// José de Alencar:"...Poti pôs a mão no crânio do ancião e conheceu que era finado; o guerreiro MORRERA DE VELHICE ...." (Iracema).// João Cabral de Melo Neto:"... vem buscar no Recife poder MORRER DE VELHICE,...." (Morte e Vida Severina).// Camilo Castelo Branco: "...Tadeu de Albuquerque MORRERIA DE VELHICE...." (Amor de Perdição).

Dic.Michaelis(2000),idem on:"...21....Morrer de morte natural:MORRER de ENFERMIDADE ou de VELHICE.... MORRER de velho: FALECER em idade avançada....."

Sacconi (2005) -Não Erre Mais! "....nem toda a pessoa que morre, falece.Uma pessoa assassinada NÃO 'FALECE', morre...."

Dic.Caldas,5ª ed.,5vol.,1969,pág.2682: "MORRER, v.intr... (já na págnia 2683).... MORRER de morte violenta, FALECER assassinado ...."

Dic.Verbos e Regimes (Francisco Fernandes),pág.427 (entre outras acepções): "Morrer Intransitivo -Cessar de viver, FALECER:'Verão MORRER com fome os filhos caros.' (Camões)...." -Já na 342: "Falecer.../.../.../ Falecer de,-morrer em consequência de:'O sr.Fagundes FALECEU de uma pneumonia.' (C.de Figueiredo).// Intransitivo (Falecer) -Morrer, expirar: '...,depois que o rei Fernando faleceu'....."

Euclides da Cunha: ".... Fora atingido no ventre por uma bala... FALECERA o coronel Moreira César..." (Os Sertões). ["FALECERA" é o mesmo que "MORRERA" Sacconi.] -Caldas(5ªed.):"FALECER assassinado" é o mesmo que "MORRER assassinado." -Entendeu Sacconi? Falecer (morrer) é o mesmo que morrer (falecer).

Que significa a palavra sinônimo? -"... si.nô.ni.mo adj (gr synónymos) Diz-se da palavra que tem exatamente o mesmo sentido que outra ou quase idêntico"(Dic.Michaelis).

Aluísio de Azevedo (Girândolas de Amores): "... Henriqueta FALECIA de um terrível aborto...." (="... Henriqueta MORRIA de um terrível aborto.")

Sérgio Nogueira: "Se o artista não foi morto (= assassinado), seria melhor dizer “falecido em 1978”, em nome da clareza da frase......" (-Isso é "Sacconagem." Que significa falecer,falecido,falecimento? E passamento?)

Dic.Caldas,5ª ed.,5vol.,1969,pág.2682: "MORRER, v.intr... (já na págnia 2683).... MORRER de morte violenta, FALECER assassinado ...."

José de Alencar: "... Levaram o estancieiro em braços para a casa. Oito dias depois FALECEU EM CONSEQUÊNCIA DO DESASTRE...."(O Gaúcho).["... FALECEU, MORREU em consequência do desastre...."] V.acima a definição também correta do Dic.de Verbos e Regimes de Francisco Fernandes -pág. 342: "Falecer.../.../.../ Falecer de,-morrer em consequência de:'O sr.Fagundes FALECEU de uma pneumonia.' (C.de Figueiredo)....."[ "...'O sr.Fagundes FALECEU,MORREU de uma pneumonia.' ...].E assim por tudo o que já foi explicado e exemplificado: Ayrton Senna FALECEU (=MORREU) EM CONSEQUÊNCIA DE UM DESASTRE.

"O sr.Fagundes FALECEU(=MORREU) de uma pneumonia" (C.de Figueiredo.V.também Dic.de Verbos e Regimes,Caldas etc). -Ayrton Senna FALECEU (=MORREU) de um acidente.

"Morreram 27 pessoas assassinadas no período de ..." é o mesmo que "Faleceram 27 pessoas assassinadas no período de...."

"...nas nossas estradas, durante o carnaval, faleceram 27 pessoas" é o mesmo que "...nas nossas estradas,durante o carnaval, morreram 27 pessoas".

"Chuvas provocam 24 'falecimentos'...." é o mesmo que "Chuvas provocam 24 'mortes'...." -"No total, 231 pessoas 'faleceram' no incêndio..." é o mesmo que "No total,231 pessoas 'morreram' no incêndio..."

Morrer assassinado é o mesmo que falecer assassinado.Morrer de acidente é o mesmo que falecer de acidente.Morrer de doença é o mesmo que falecer de doença.Morrer de velhice é o mesmo que falecer de velhice.

Dic.Michaelis:"... si.nô.ni.mo adj (gr synónymos) Diz-se da palavra que tem exatamente o mesmo sentido que outra ou quase idêntico...."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida [Gramática Metódica, 34ª, 1986, pág. 370]: " ... -SINÔNIMOS são palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significação; se a significação é igual, os sinônimos dizem-se perfeitos (o que é raro); se semelhante, imperfeitos.

a) Sinônimos perfeitos:... falecer, morrer...."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 01/01/2014
Código do texto: T4633055
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.