"... FALECERAM Mil e Tantas Pessoas..."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida [Gramática Metódica, 34ª, 1986, pág. 370]: " ... -SINÔNIMOS são palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significação;SE A SIGNIFICAÇÃO É IGUAL, OS SINÔNIMOS DIZEM-SE PERFEITOS.... a) Sinônimos perfeitos: ... falecer, morrer...."

Dic.Michaelis:"... si.nô.ni.mo adj (gr synónymos) Diz-se da palavra que tem exatamente o mesmo sentido que outra ou quase idêntico...."

Valério Máximo (latim): "....DECEDENS, etiam altero et octogessimo anno...." ( Traduzido pelo próprio dr.Napoleão) ".... MORRENDO, outrossim, aos oitenta e dois anos...." (Gramática Latina,pág.492,20 ed.[Do 174º ao 177º mileiro],1985.Editora Saraiva. Dr.Napoleão Mendes de Almeida).

Dic.Caldas,5ª ed.,5vol.,1969,pág.2682: "MORRER, v.intr. cessar de viver, peder todo o movimento vital, FALECER: MORRER DE VELHICE, DE DOENÇA....(já na págnia 2683) ....MORRER de morte natural, FALECER de doença ou de velhice.... // ... MORRER na cama (fam.), FALECER de doença ou de velhice...."

José de Alencar: "...Então há de concordar comigo que o homem é sempre menino até MORRER DE VELHICE;....." (O Garatuja).// José de Alencar:"...Poti pôs a mão no crânio do ancião e conheceu que era finado; o guerreiro MORRERA DE VELHICE ...." (Iracema).// João Cabral de Melo Neto:"... vem buscar no Recife poder MORRER DE VELHICE,...." (Morte e Vida Severina).// Camilo Castelo Branco: "...Tadeu de Albuquerque MORRERIA DE VELHICE...." (Amor de Perdição).

Dic.Michaelis(2000),idem on:"...21....Morrer de morte natural:MORRER de ENFERMIDADE ou de VELHICE.... MORRER de velho: FALECER em idade avançada....."

Dic.Verbos e Regimes (Francisco Fernandes), pág.342: "Falecer ... / ... / Falecer de,-morrer em consequência de:'O sr.Fagundes FALECEU de uma pneumonia.' (C.de Figueiredo)./

José de Alencar: "... Levaram o estancieiro em braços para a casa. Oito dias depois FALECEU EM CONSEQUÊNCIA DO DESASTRE...."(O Gaúcho).

Dic.Caldas,5ª ed.,5vol.,1969,pág.2682: "MORRER, v.intr... (já na págnia 2683).... MORRER de morte violenta, FALECER assassinado ...."

Falecer-www.Wikcionário:"....Nota de uso -É frequente o uso desta palavra como sinônimo de morrer, talvez como eufemismo, mas o sentido não é exatamente o mesmo. Falecer é morrer no sentido de chegar ao fim da vida, como ocorre na velhice ou em consequência de uma enfermidade, com o matiz de desfalecimento, de processo gradual. O bom uso da linguagem exigiria que não se utilizasse falecer para se referir a uma morte súbita ou em um acidente: soa mal 'faleceram oitenta pessoas na queda de um avião'....”

-"O Sr.Rui Barbosa -Não,senhor,durante 14 ou 15 meses, desde o afundamento do Lusitânia em que FALECERAM mil e tantas pessoas....." ( No Google: Obras Completas de Rui Barbosa - OCRBdigital - Fundação Casa...www.casaruibarbosa.gov.br/rbonline/obrasCompletas.htm‎

OCRBdigital apresenta a versão digital da coleção Obras Completas de Rui Barbosa (OCRB), com 137 tomos publicados, dos trabalhos de Rui Barbosa em ...).

Guimarães Rosa: "..., a faca cravava no coração do Faustino, que FALECIA...." (Grande Sertão: Veredas,pág.112)

Se quiser,leia (T4633055): Caro David,Que Significa a Palavra Sinônimo? (T4632111) E Agora Sacconi? (T4586496) Falecer, Morrer (Sérgio Nogueira). (T4570865) A "Sacconagem" Segue ("Finar-se =Falecer, Morrer).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 03/01/2014
Código do texto: T4634646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.