Gonçalves Dias FALECEU em Naufrágio(www.academia.org.br)

A oração "O falecimento de Ayrton Senna" é genuinamente portuguesa e não há erro algum, salvo na cabeça de Sacconi que andou de "Sacconagem" com a língua.

Guimarães Rosa: "..., a faca cravava no coração do Faustino, que FALECIA...." (Grande Sertão: Veredas,pág.112)

(www.portalsaofrancisco.com.br) (já dentro da página) "....Juscelino FALECEU NUM ACIDENTE DE CARRO na estrada entre Rio de Janeiro e São Paulo, a 22 de agosto de 1976............. (Publicado em 07/11/2000) ANTECEDENTES O ex-Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira FALECEU em 22/8/76, vítima de um acidente automobilístico, no Km 165 da Rodovia Presidente Dutra, no município de Rezende, localizado no Estado do Rio de Janeiro.

-Não há erro algum na oração: "... faleceu num acidente de carro...."

"... Juscelino Kubitschek de Oliveira FALECEU em 22/8/76, vítima de um acidente automobilístico,...." (Não há erro algum nessa oração).

Idem nas orações: "Ayrton Senna FALECEU num acidente de carro." -"Ayrton Senna FALECEU em 1/5/94, vítima de um acidente automobilístico."

No Google: Academia Brasileira de Letras - Gonçalves Dias - Biografia

www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=866...‎... nasceu em Caxias, MA, em 10 de agosto de 1823, e faleceu em naufrágio, ... Em 1843 surge a “Canção do exílio”, um das mais conhecidas poesias da língua ...

(Já dentro da página) " Gonçalves Dias (Antônio G. D.), poeta, professor, crítico de história, etnólogo, nasceu em Caxias, MA, em 10 de agosto de 1823, e faleceu em naufrágio, no baixio dos Atins, MA, em 3 de novembro de 1864. É o patrono da Cadeira n. 15, por escolha do fundador Olavo Bilac...." (www.academia.org.br "..... FALECEU EM NAUFRÁGIO....").

-Não há erro algum na oração: ".... faleceu em naufrágio...."

No Google: Manuel Antônio de Almeida – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Antônio_de_Almeida‎

Manuel Antonio de Almeida Academia Brasileira de Letras ... Quando ia fazer as primeiras consultas entre os eleitores, morreu no naufrágio do navio Hermes, em 1861, ... Retrata as classes média e baixa, algo muito incomum para a época, ...

-Não há erro algum na oração: "... morreu no naufrágio...." Idem nas orações: [... faleceu velho (Dom Bibas) o mesmo que] -"... morreu velho..." (Alexandre Herculano -O Bobo). -[... FALECENDO, outrossim, aos oitenta e dois anos, o mesmo que] -".... MORRENDO, outrossim, aos oitenta e dois anos...." (Gramática Latina,pág.492,20 ed.[Do 174º ao 177º mileiro], 1985.Editora Saraiva. Dr.Napoleão Mendes de Almeida). -[... poetas que FALECERAM velhos..., o mesmo que] "...poetas que MORRERAM velhos..." (Garrett -Viagens na Minha Terra).

Falecer, morrer são sinônimos perfeitos ( V.Gramática Metódica,34ª ed.,1986 -Dr.Napoleão Mendes de Almeida). Consulte também a Remissiva, A Latina, o Caldas 5 volumes (3ª e 5ª edições -Ed.Delta) etc.

No Google: Morte de Ayrton Senna acabou salvando a vida de muitos pilotos da ... www.estadao.com.br/.../esportes,morte-de-ayrton-senna-acabou-salvand...‎01/05/2013 - Vi Niki Lauda dizendo, em tom de cobrança, a Ayrton Senna, pouco .... Esta quarta é uma data triste, pela perda de um grande homem, de um ...

(Já dentro da página): "...No dia anterior o austríaco Roland Ratzenberger FALECERA em decorrência do violento choque de seu Simtek no muro da curva Villeneuve...."

Se quiser,leia:"... FALECERAM Mil e Tantas Pessoas..."(Rui Barbosa). Caro David,Que Significa a Palavra Sinônimo? E Agora Sacconi?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 06/01/2014
Código do texto: T4638233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.