"Vai,Carlos!Ser Gauche na Vida." Drummond Errou?

"Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida."

-Drummond errou? -Sim, Carlos Drummond errou.O certo é ("...Vai, Carlos,..." [entre vírgulas] e não "... Vai, Carlos!...):

"Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos, ser gauche na vida."

No Google: Dilma quer afastar PSB do governo. E agora Campos?

"E agora Campos?" -Não há erro algum como erro nenhum há na poesia "E Agora,José?" de Carlos Drummond. Aí ele usa a maiúscula no título corretamente.Idem a vírgula do vocativo.

Já no verso "... Vai,Carlos!ser gauche na vida..." Drummond errou. Não cabe aí o ponto de exclamação, o certo é usar a vírgula "... Vai,Carlos,ser gauche na vida...."

Abrimos a Expositiva de Eduardo Carlos Pereira,1907.Exemplar 0641, a Histórica, 9ª ed.,1935. A Secundária e a Histórica de Said Ali, a de João Ribeiro(Gramática Potuguesa:3º ano,1889. A Gramática Portuguesa:Curso Superior.22ªed., 1933 -do mesmo autor). A de João de Barros (Gramática Portuguesa,1540),a de J.Soares Barbosa(Gramática Filosófica da Língua Portuguesa.2ª ed.Lisboa, 1830 e a de 1822),a de João de Barros(Gramática da Língua Portuguesa,1530),a de F.de Oliveira(Gramática da Linguagem Portuguesa,1536),a de Júlio Ribeiro(Gramática Portuguesa,5ªed.revista por João Vieira de Almeida,1899 e a Gramática Portuguesa [de J.Ribeiro].Exemplar nº1925,1881), a de Cegalla (Novíssima Gramática,12ª, 1971).A de Bechara (Moderna Gramática Portuguesa) . A de Carneiro Ribeiro, a do prof.Vasco Botelho de Amaral (Portugal) etc (=e o resto), mas a resposta correta, segura, clara e eficiente encontramos nas OBRAS do DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA. ( Guardo meu diploma assinado por ele. Seu diploma e suas lições para mim valem ouro.)

Quando nasci, um anjo reto

desses que vivem na luz

disse: Vai,Américo,aprender com quem sabe.

Portugal: "As minhas primeiras palavras são para exprimir uma profunda admiração pela GRAMÁTICA LATINA brilhantemente urdida por V.Exa.

Em Portugal não existe nada que por sombras se aproxima deste trabalho...." (José Eduardo Garcia).

Beijing (China): "-Sou professor de português do Instituto de Línguas Estrangeiras de Beijing. Tenho 'gramáticas' de vários autores..., mas a sua é a de que eu gosto, por ser mais prática, mais concreta, mais aproveitável para o verdadeiro ensino gramatical" (Zhou Han-Jun).

-"E agora,Campos?" [Vocativo (com vírgula). Correto.] ... "E agora Campos?" [Não é vocativo (sem vírgula).Correto.] Abra a Metódica e a Latina (Lição 2 VOCATIVO) e também aprenderá corretamente.

Machado de Assis: "Adeus meu caro Veríssimo." -"Adeus,meu caro Veríssimo." (Correspondências.) Ambas corretas. Se quiser, leia: Meu Caro Rui,Meu Caro Nabuco. Bom dia Littera Lu (ou) Bom dia,Littera Lu.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 12/01/2014
Reeditado em 13/01/2014
Código do texto: T4646599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.