Raios X

No Google:Assim Mesmo: «Raios X/raios-X» letratura. blogspot.com.

(Já dentro da pág.) " 'Minúsculos germes portadores de vida, pairando em nuvens pelas galáxias, tinham sido tocados por raios especiais de um Sol moribundo e tinham-se transformado num monstro colossal que se alimentava de raios X e que aterrorizava as carreiras de tráfego regular entre a Terra e Marte' (O Jardim de Cimento, Ian McEwan. Tradução de Cristina Ferreira de Almeida e revisão de Eda Lyra. Lisboa: Gradiva, 4.ª ed., 2005, p. 34).

Não é raro ver grafado com hífen: raios-X. Mas reparem na distinção que faz Sacconi , autor do novíssimo dicionário já aqui referido: «Existe um inconveniente nesse título [«Visão de raio X»] dado pela ISTOÉ a uma carta de um de seus leitores. É preciso estabelecer a diferença entre raio-X e raios X. Raio-x (obrigatoriamente com hífen) é a fotografia ou o exame feito por meio de raios X. Quem já não precisou tirar um raio-X dos pulmões? Já raios X (sem hífen) é o nome que se dá à radiação eletromagnética não luminosa, capaz de atravessar quase todos os sólidos e radiografá-los internamente. Sendo assim, o título acima deveria ser este, se observada a diferença: Visão de raios X.' Os nossos dicionários não acolhem esta distinção, apenas registram raios X."

-Ora, homens de ciência, se realmente existisse essa distinção,nossos dicionários não nos alertariam? É óbvio que essa distinção é outra "sacconagem" de Sacconi.

"Raios X - Escreva sem hífen e com X maiúsculo"(www 1. folha .uol. com.br).

Dic.Michaelis (Português - Inglês): "... raios ultravioleta ultraviolet rays. raios X x-rays, roentgen rays...."

Guia de Redação, Estilo e Linguagem - Ministério Público do ...

www.mpsp.mp.br/pls/portal/.../14B086262C363A62E040A8C027017ABD

Exemplos: raios X, raios alfa, raios beta, raios delta, raios gama, raios .... obras, a exemplo do Manual de Redação e Estilo, do jornal 0 Estado de São Paulo. (Já dentro da página) "... na palavra “raios”, que deve ser sempre pluralizada.Exemplos: raios X, raios alfa, raios beta, raios delta, raios gama, raios infravermelhos, raios ultravioleta.Observações:Grafa‑se sempre com maiúscula o x, de raios X".

Dic.Cândido de Figueiredo: "....Raios X, ou raios de Roentgen, raios luminosos, não perceptíveis à vista, que, atravessando corpos opacos e impressionando placas sensibilizadas, têm aplicações terapêuticas.

(Do lat. radius)."

Lello Universal (de acordo com a Delta Larousse),pág.693: "Radiografia, s.f.... Fotografia pelos raios X...."

Dic.Caldas,5ª ed.,pág.3386: "Radiografia,s.f. estudo dos raios luminosos.// Aplicação dos raios X (raios de Rontgen) à medicina.//..."

Dic.Michaelis 2000 (Idem Michaelis on, Melhoramentos,5 volumes e outros): "ra.di.o.gra.fi.a sf (rádio6+grafo1+ia1) 1 Estudo dos raios luminosos. 2 Aplicação dos raios X (raios de Roentgen) à Medicina. 3 Reprodução fotográfica por intermédio dos raios X; roentgen-fotografia."

Dic.Houaiss:"Raio......// raios X loc.subst. radiação eletromagnética capaz de atravessar sólidos."

Dic.Aurélio: ".... raios X...."

Machado de Assis(Crônica - A Semana): ".... A astrologia, bem considerada, é aplicação dos raios X ao tempo...."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 25/01/2014
Código do texto: T4664463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.