Origem da Expressão ou Palavra 13

MEMORANDO

O memorando é uma comunicação escrita, utilizada internamente em ambientes profissionais (órgãos públicos, empresas, instituições, etc.).

Embora não seja tão formal quanto uma carta comercial ou ofício, também não deve ser informal a ponto de conter “abraços e beijos”.

O memorando deve tratar de um único assunto.

No livro Língua Portuguesa – Noções Básicas para Cursos Superiores, os autores Maria Margarida de Andrade e Antonio Henriques explicam que o termo deriva do latim MEMINI, que significa “o que deve ser lembrado’.

Eles também sugerem que o memorando seja organizado da seguinte forma: procedência, destinatário, data, assunto, corpo-explanação e assinatura.

PUXA-SACO

No livro “A Casa da Mãe Joana”, Reinaldo Pimenta conta que esta expressão surgiu a partir de uma gíria militar.

"Puxa-sacos eram as ordenanças que, de modo submisso, carregavam os sacos de roupas dos oficiais em viagem", conta.

METÁSTASE

A palavra vem do grego METASTASIS (deslocamento ou mudança de lugar).

Na linguagem da Oncologia - especialidade da Medicina que estuda o câncer e suas decorrências, é a migração de células cancerosas provenientes de uma lesão inicial.

Ocorre quando elas viajam até outro órgão, onde um segundo tumor se forma. Cientistas da Universidade Cornell, de Nova York, observaram em camundongos que as células doentes mandam espécies de emissários na frente, para preparar o terreno.

Então uma proteína produzida pelo câncer "gruda" em outras células.

São os chamados soldados do câncer, que partem para determinada região. Lá, instalam-se e passam a produzir nova proteína que age como uma cola para atrair e prender mais células enfermas.

Tornam-se fonte de alimento para as células tumorais, que seguem como generais para um campo de batalha, agora pronto para recebê-los.

MESSALINA

Valéria Messalina Augusta tinha 20 anos quando casou-se com o imperador romano Cláudio, que tinha 55. Foi a maior meretriz da História.

Consta que transou com mais de 8 mil homens, cobrando uma pequena taxa.

Ela transformou seu quarto num bordel e escandalizou toda a sociedade romana.

O pior é que ela conspirava contra o marido e imperador com a intenção de substituí-lo pelo amante de então, Caio Sílio.

Descoberta a trama, foi condenada à morte.

Hoje é lembrada como referência de libertinagem.