Origem da Expressão ou Palavra 15

RAPADURA

Também chamado de raspadura, esse doce feito a partir do caldo de cana, ganhou esse nome por ter se originado das raspas dos tachos em que se produzia o açúcar.

Depois de moldados em forma de tijolos seguiam para a mesa dos escravos, tornando-se alimento importante no cardápio dos negros.

Atualmente é um dos itens mais populares da cozinha nordestina.

SADISMO

É uma referência ao Sr. Donatien Alphonse François De Sade (1740-1814), conhecido como Marques de Sade.

Ele escrevia romances descrevendo sexo através da dor, atos de violência, crueldade moral e degradação, infligidos ao parceiro sexual.

Alguns dessas estórias foram escritas na prisão, durante suas longas permanências após tentar pôr em prática suas teorias.

SARAVÁ

É uma forma de saudação (Salve!), à maneira como os escravos pronunciavam o verbo salvar – salavá, devido à influência da fonologia do idioma africano banto.

Possui conotação positiva, tanto como “Ave!”, de origem latina (Ave, Maria! – salve, Maria; Ave, César! – salve, César!) e possui semelhante efeito de estímulo transmitido por “Axé!” ou “Shalom!”.

SATYAGRAHA

A palavra correta (com “y”, e não “i”, como tem sido divulgada) foi o nome escolhido pela Polícia Federal para nomear a operação que apurava o desvio de verbas públicas, a corrupção e a lavagem de dinheiro.

A palavra vem do sânscrito, uma das mais antigas línguas da Índia. Nela, satya quer dizer verdade e agraha é busca. Ou seja, satyagraha, significa busca (ou insistência) pela verdade.

TEMPO

A palavra tempo tem origem no latim.

Ela é derivada de TEMPUS e TEMPORIS, que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, etc.

Os latinos usavam AEVUM para designar a maior duração, o tempo.

A palavra idade, por exemplo, surgiu de AETALIS, uma derivação de AEVUM.