Origem da Expressão ou Palavra 17

LEVADO DA BRECA

Além de usar a palavra breca com o sentido de FURIA e MAU HUMOR, os portugueses também trouxeram ao Brasil diversas expressões usando o termo.

A interjeição “da breca” ou “ ir-se à breca”, para sumir, morrer, caiu em desuso, mas ficamos com o adjetivo para pessoas traquinas.

“Levado da breca” foi usado em O Cortiço (1890) de Aluísio de Azevedo, e um século depois definiria Chacrinha na abertura de seu programa de tevê.

VÂNDALOS

Os Vândalos eram uma tribo germânica oriental que penetrou no Império Romano durante o século V e criou um estado no norte da África ocupando a cidade de Cartago, antiga cidade fenícia que fora ocupada pelos romanos desde o fim das Guerras Púnicas.

A localização de Cartago às margens do Mediterrâneo era estratégica para os Vândalos.

Ali centralizaram seu Estado, e logo após se estabelecerem, saquearam Roma no ano de 455, destruindo muitas obras primas de arte que se perderam para sempre.

Desde então, a expressão é atribuida a saqueadores, destruidores e baderneiros em geral.

NEGÓCIO DA CHINA

No Auge da revolução industrial, a Inglaterra estava a procura de novos mercados comerciais.

O da China era um dos mais cobiçados. Mas também um dos mais fechados.

O jeito foi usar a força. Os ingleses proclamaram a Guerra do Ópio, na qual derrotaram os chineses e obtiveram o monopólio na comercialização de ópio com o país.

Desde então, “Negócio da China” passou a valer para qualquer negociação na qual se leva enormes vantagens.

O FIM DA PICADA

A origem do verbo picar está ligada a partícula PIK, que significa golpe em vários idiomas. Por isso, um brasileirismo adota a palavra picada para atalhos rústicos abertos na mata, a golpes de facão.

Logo, reclamar que alguma alguma coisa é o fim da picada nada tem a ver com mosquitos ou insetos. Corresponde a dizer que não há saídas, é o fim do caminho. Ou, por extensão, é um absurdo.

Fonte: Almanaque da Cultura Popular

Caros amigos recantistas

Com esta postagem, encerro aqui a série ORIGEM DA EXPRESSÃO OU PALAVRA. Espero que tenha colaborado de forma modesta porém objetiva, para o enriquecimento do conhecimento de todos.

Muito obrigado