Avaliação dos alunos (3)

A avaliação é tão importante que, simultaneamente, traduz e determina a pedagogia e o conceito de escola.

Por isso, urge ir substituindo:

- programas por projetos;

- turmas por grupos;

- fixismo por mobilidade;

- classificação por avaliação;

- escalas por pessoas;

- competição por superação;

- estigma por estímulo;

- confusão por simplicidade;

- punição por recuperação;

- retenção por bom senso;

- quantidade por qualidade;

- intolerância por compreensão;

- pronto a vestir por feito à medida;

- números por informação;

- distância por proximidade;

- facilitismo a) por exigência;

- objetivos mínimos por objetivos máximos (de cada um).

a) Fala-se muito em facilitismo, mas de forma deslocada. O facilitismo não deve existir, em primeiro lugar, do lado de toda a comunidade educativa. E reter os alunos, por via da classificação, é mais fácil que recuperá-los por outras vias.

Blabladur
Enviado por Blabladur em 22/11/2016
Código do texto: T5831340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.