LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE XIII UM ESTUDO SOBRE A GRAMÁTICA

Preposições são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos da oração, ou seja, são palavras que estabelecem uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, isto é, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula. Através de preposições, o segundo termo, chamado termo consequente, explica o sentido do primeiro termo conhecido como termo antecedente.

As preposições são palavras invariáveis, pois não sofrem flexão de gênero, número ou variação em grau como os nomes, nem de pessoa, número, tempo, modo, aspecto e voz como os verbos. No entanto, em diversas situações as preposições se combinam a outras palavras da língua e chamamos isso de fenômeno da contração e, assim, estabelecem uma relação de concordância em gênero e número com essas palavras às quais se ligam. Mesmo assim, não se trata de uma variação própria da preposição, mas sim da palavra com a qual ela se funde. Diga-se também que a preposição é uma palavra invariável que serve para ligar termos ou orações. Quando essa ligação acontece, normalmente há uma subordinação do segundo termo em relação ao primeiro. As preposições são muito importantes na estrutura da língua, pois estabelecem a coesão textual e possuem valores semânticos indispensáveis para a compreensão do texto.

As preposições podem ser simples essenciais, simples acidentais e compostas ou locuções prepositivas.

As preposições simples essenciais são palavras que atuam exclusivamente como preposições e são: a, ante, perante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, atrás de, dentro de, para com.

As preposições simples acidentais são palavras de outras classes gramaticais que podem atuar como preposições e podem ser: como, conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, salvo, segundo, senão, visto.

As preposições compostas ou locuções prepositivas são formadas por duas ou mais palavras valendo como uma preposição, sendo que a última palavra é uma delas. Podem ser relacionadas assim: a fim de, apesar de, através de, depois de, em vez de, graças a, perto de, abaixo de, acerca de, acima de, ao lado de, a respeito de, de acordo com, em cima de, embaixo de, em frente a, ao redor de, graças a, junto a, com, perto de, por causa de, por cima de, por trás de.

A relação exercida pelas preposições é considerada uma conexão, em que os conectivos cumprem a função de ligar elementos. A preposição é um desses conectivos e, como já foi dito, se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência. Diz-se regência devido ao fato de que, na relação estabelecida pelas preposições, o primeiro elemento, o qual é chamado antecedente é o termo que impõe um regime, isto é, que rege; o segundo elemento, por sua vez, chamado consequente é o termo regido, ou seja, aquele que cumpre o regime estabelecido pelo antecedente.

A preposição, como já foi dito, é invariável. No entanto pode unir-se a outras palavras e assim estabelecer concordância em gênero ou em número. Vale ressaltar que essa concordância não é característica da preposição e sim das palavras a que se ela se une. Esse processo de junção de uma preposição com outra palavra pode se dar a partir de dois processos. Um é o da combinação, e acontece quando a preposição não sofre alteração e o outro é o da contração que acontece quando a preposição sofre alteração.

Uma curiosidade importante trata-se do “a” que pode funcionar como preposição, como pronome pessoal oblíquo e como artigo. Para distingui-los é fácil, se seguirmos alguns passos básicos: caso o “a” seja um artigo, virá precedendo a um substantivo. Ele servirá para determiná-lo como um substantivo singular e feminino; quando é preposição, além de ser invariável, liga dois termos e estabelece relação de subordinação entre eles; se for pronome pessoal oblíquo estará ocupando o lugar ou a função de um substantivo.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 30/03/2017
Código do texto: T5956788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.