LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE XV UM ESTUDO SOBRE A GRAMÁTICA

Creio que uma das melhores formas de definir as interjeições seja dizendo que elas são palavras que exprimem emoções, sensações, estados de espírito ou que são palavras invariáveis que exprimem emoções, sensações, estados de espírito, ou ainda palavras que procuram agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. As interjeições são um recurso da linguagem afetiva, em que não há uma ideia organizada de maneira lógica, como são as sentenças da língua, mas sim a manifestação de um suspiro, um estado da alma decorrente de uma situação particular, um momento ou um contexto específico. Pertencem a uma daquelas quatro classes invariáveis e seu significado fica dependente da forma como as mesmas são pronunciadas pelos interlocutores. Apesar de alguns gramáticos discordarem, argumentando que as interjeições se dão muito mais pela semântica da palavra do que pela forma, as interjeições ainda são consideradas uma classe gramatical. Sendo assim, por definição básica, as interjeições são palavras ou frases invariáveis que expressam emoções, sentimentos, sensações. Elas não possuem nenhuma relação sintática com o restante do período no qual se encontram, e podem ser compreendidas sozinhas, sem auxílio de nenhuma outra palavra ou frase. As interjeições mudam de sentido conforme o contexto em que se encontram, dando margem, portanto, para que qualquer palavra possa se tornar uma interjeição, dependendo do uso feito pelo falante.

Embora, muitos gramáticos tentam classificar as interjeições segundo os significados que elas apresentam, ou seja, semanticamente e não morfologicamente, ainda há muitos estudos e questionamentos quanto a essa classificação, haja vista que nas gramáticas tradicionais encontramos as interjeições fazendo parte de uma das dez classes morfológicas. Quase sempre as interjeições vêm acompanhadas de um ponto de exclamação, que pode ser combinado com outros sinais de pontuação. São geralmente consideradas “diferentes” das demais classes gramaticais, pelo fato de não assumirem função sintática, de terem uma difícil caracterização morfológica e de virem das mais diversas origens filológicas. A análise do discurso sugere analisarmos as interjeições segundo o contexto no qual se apresentam, mas há outros fatores como a entonação e a mímica, isto é, o gesto do falante, que podem alterar o significado da mesma. Dessa forma, consideram-se as interjeições como polissêmicas, ou seja, uma mesma interjeição pode possuir uma variação de sentido. O significado das interjeições está vinculado à maneira como elas são proferidas. Desse modo, o tom da fala é que dita o sentido que a expressão vai adquirir em cada contexto de enunciação. Geralmente as interjeições são a expressão das emoções do próprio interlocutor, sendo, portanto, bastante estudada também pela semântica e pela pragmática.

As interjeições podem ser de alegria, de estimulo, de aprovação, de desejo, de dor, de surpresa, de impaciência, de silêncio, de medo, de advertência, de concordância, de desaprovação, de incredulidade, de socorro, de afastamento e de cumprimento. Podem ser assim exemplificadas: Interjeições de alegria: Oh!, Ah!, Oba!, Viva!, Opa!; Interjeições de estímulo: Vamos!, Força!, Coragem!, Ânimo!, Adiante!; Interjeições de aprovação: Apoiado!, Boa!, Bravo!; Interjeições de desejo: Oh!, Tomara!, Oxalá!; Interjeições de dor: Ai!, Ui!, Ah!, Oh!; Interjeições de surpresa: Nossa!, Cruz!, Caramba!, Opa!, Virgem!, Vixe!; Interjeições de impaciência: Diabo!, Puxa!, Pô!, Raios!, Ora!; Interjeições de silêncio: Psiu!, Silêncio!; Interjeições de alívio Uf!, Ufa!, Ah!; Interjeições de medo: Credo!, Cruzes!, Uh!, Ui!; Interjeições de advertência: Cuidado!, Atenção!, Olha!, Alerta!, Sentido!; Interjeições de concordância: Claro!, Tá!, Hã-hã!; Interjeições de desaprovação: Credo!, Francamente!, Xi!, Chega!, Basta!, Ora!; Interjeições de incredulidade: Hum!, Epa!, Ora!, Qual!; Interjeições de socorro: Socorro!, Aqui!, Piedade!, Ajuda!; Interjeições de cumprimentos: Olá!, Alô!, Ei!, Tchau!, Adeus!; Interjeições de afastamento: Rua!; Xô!; Fora!; Passa!.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 30/03/2017
Código do texto: T5956794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.