TIPOS DE GRAMÁTICA - PARTE V (FINAL)

A chamada Gramática Comparada, ou Linguística Comparada como outros também a chamam, surgiu no século XVII, e só ganhou força no século XIX, com os pensamentos voltados para a ideia de um ideal universal das línguas, tendo como referentes razões bíblicas, crenças, formação de uma gramática universal, preocupando-se então com os aspectos diacrônicos das línguas, como elas evoluem, assim sendo, buscavam compará-las e assim encontrar parentescos entre as diversas línguas.

Podemos citar como um nome extremamente relevante dessa época, o alemão Franz Bopp (1791-1867), considerado o fundador da Gramática Comparada, o mesmo, escreveu um livro sobre a conjugação do sânscrito, abrindo novas perspectivas para a linguística, sendo considerado um filólogo do sânscrito.

Com a comparação do sânscrito com outras línguas, notou-se parentesco entre o sânscrito, línguas gregas, latinas, persas e germânicas, atribuindo a essa "família" de línguas o nome de Indo-Europeias. Os estudiosos que voltam seus estudos para as línguas Indo-Europeias, consideram essas línguas sendo de uma mesma família com uma origem em comum, o Indo-Europeu, o que poderíamos chamar de proto-língua. Essa observação foi percebida através do método comparativo.

Eni Orlandi, diz que a grande contribuição das Gramáticas Comparadas foi evidenciar que as mudanças sofridas pelas línguas são regulares, têm uma direção. Não são caóticas como se pensava. No século XIX, para mostrar a regularidade das mudanças, alguns gramáticos históricos, os neogramáticos chegaram a enunciar leis para as mudanças da língua: as leis fonéticas. Por elas, os estudiosos procuravam explicar a evolução da língua.

Devido aos neogramáticos que a língua deixou de ser vista como um organismo que se desenvolve por si e passou a ser vista como um coletivo.

Então, a Gramática Comparada constitui-se no século XIX, a partir dos trabalhos de Franz Bopp. Caracterizou-se pela utilização do método comparativo, que consiste em comparar formar semelhantes de línguas consideradas como sendo da mesma família de línguas. A Linguística Comparada, tem como objetivo estabelecer correspondências entre línguas para poder estabelecer suas relações de parentesco. A gramática comparativa estuda a analogia entre um grupo de línguas congêneres.

Enfim, chegamos ao final de mais uma série de artigos sobre a Gramática. Claro que vimos apenas alguns tipos de Gramáticas, muitos outros, dependendo da língua, são existentes e não foram vistos por nós, nestas oportunidades.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 12/04/2017
Código do texto: T5968735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.