NUMERAL "UM" E ARTIGO "UM": COMO DISTINGUI-LOS?

Nem sempre é fácil ou imediata a distinção entre o artigo indefinido UM e o numeral cardinal UM. Isso ocorre em virtude de sua origem, ou seja, o artigo UM tem origem NUMERAL: do latim “unus”, a, um (um , uma). Daí a confusão entre tais classes gramaticais.

É NUMERAL quando admitir o acréscimo de SOMENTE, APENAS, sem alterar o sentido. Pode-se também substituir UM por DOIS, para verificar a ideia de quantidade.

Ex.: Recebi UM real. (Recebi somente UM real. / Recebi DOIS reais.)

É artigo quando admitir o acréscimo de QUALQUER. Admite também o plural UNS.

Ex.: Vi UM jovem na praça. ( = Vi um jovem QUALQUER na praça. / Vi UNS jovens na praça.)

SAIBA MAIS!

Muitos estudiosos de nosso idioma não incluem NUMERAIS entre as classes de palavras, pois NUMERAIS são apenas ADJETIVOS que diferem dos demais ADJETIVOS semanticamente. Abrir uma classe para ADJETIVOS que significam propriedades numéricas seria tão pouco econômico quanto abrir uma classe para ADJETIVOS de cada campo semântico imaginável.

Conceder assim essa suposta classe de palavra é uma reivindicação há muito apresentada por teóricos da língua portuguesa, recentemente acolhida em larga escala.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Cliceu Laibida
Enviado por Cliceu Laibida em 19/01/2018
Reeditado em 19/01/2018
Código do texto: T6230422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.