Reticências.

Um sinal gráfico, três pontos apenas, nem mais e nem menos ( por favor), pode se apresentar no início, meio ou final da frase, suprimindo o pensamento, deixando assim , ao leitor, o direito de definir a frase. Não deixa de ser um intercâmbio entre as partes.

Do verbo latino "tacere", que é "calar", eu me calo e você segue como bem entender, e eu gosto , dá uma espécie de liberdade à fala, mas tomo cuidado ao usar do sinal.

Vem sendo usado com muita insistência , no entanto , e muitas vezes substituindo as vírgulas, o que não está correto, ou substituindo o "etc...", que é diferente ( no meu entendimento), pois o "etc..." é para uma sequência definida, por exemplo: " Fui à venda e comprei: batatas, carne, arroz, feijão e etc...", ou seja, não precisamos enumerar todos os demais produtos, as pessoas não estão interessadas na lista de compras, afinal, o fato principal está na ida à venda.

Em espanhol este sinal gráfico se chama " puntos suspensivos", que também traduz bem o que ele representa, uma supressão proposital da fala, com liberdade de um complemento lógico.

Antigamente eu colocava uns quatro ou cinco pontinhos, não ligava para isso, me parecia tudo igual, mas estava errado, se a gramática é normativa, e diz que são três apenas, assim deve ser.

Às vezes ela aparece entre parênteses, por tratar-se de uma citação, a supressão da fala está no texto citado, e não no teu próprio texto.

As reticências são um sinal subjetivo, da escrita afetiva e poética, e nisso todos os gramáticos estão de acordo, de que é um recurso rico na comunicação escrita, que na suspensão de uma fala, proporciona o direito ao livre pensamento.

Acho engraçado que muitos colegas colocam os três pontinhos como título do texto, e isso não quer dizer nada, rsrss...não vejo sentido algum ! Alguns intitulam , inclusive, entre parênteses pra deixar mais "bacana" . Além de deixarem um pensamento interrompido, e que não conhecemos, passa a ser "uma citação" de alguém que conhecemos menos ainda. Interessante ! Ainda não comprei a minha bola de cristal !

Pronto, acabei ! Espero que tenham gostado.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 14/02/2018
Reeditado em 14/02/2018
Código do texto: T6253366
Classificação de conteúdo: seguro