"Uso do acento circunflexo no Novo Acordo Ortográfico!"

O uso do acento circunflexo no Novo Acordo Ortográfico sofreu alterações: ele deve ser eliminado nos verbos terminados em -eem quando conjugados na 3ª pessoa do plural.
A partir de 2016, os verbos terminados em -eem deixaram de receber acento circunflexo quando conjugados na 3ª pessoa do plural
A partir de 2016, os verbos terminados em -eem deixaram de receber acento circunflexo quando conjugados na 3ª pessoa do plural
Instituído em 2009, o Novo Acordo Ortográfico é um assunto muito discutido entre os falantes da língua portuguesa. As modificações, embora tímidas, pegaram muitos de surpresa, abrindo espaço para dúvidas e questionamentos. Com a sua obrigatoriedade em vigor desde 2016, é importante ficar por dentro das novidades linguísticas trazidas pelo Acordo que facilita a circulação de informação e cultura entre os países lusófonos. Vamos lá?
O assunto é: o uso do acento circunflexo no Novo Acordo Ortográfico. Como você já deve saber, esse é um dos pontos discutidos na reforma, que tem como objetivo padronizar a escrita da língua portuguesa (lógico, sem desconsiderar fatores históricos, sociais e culturais de cada país). O Acordo dita que, a partir de sua vigência, o acento circunflexo não deve ser empregado nos verbos terminados em -eem quando esses estiverem conjugados na terceira pessoa do plural. Para exemplificar a nova regra, utilizaremos os verbos crer, ver e ler conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo: Leem ou lêem? Veem ou vêem? Creem ou crêem? Deem ou dêem? Se você tem essas dúvidas, observe:
Conjugação dos verbos crer, ver e ler no presente do indicativo:
Eu creio Eu vejo Eu leio
Tu crês Tu vês Tu lês
Ele/Ela crê Ele/Ela vê Ele/Ela lê
Nós cremos Nós vemos Nós lemos
Vós credes Vós vedes Vós ledes
Eles/Elas creem Eles/Elas veem Eles/Elas leem
Portanto, a partir de agora, o certo é: creem, veem e leem, sem o acento circunflexo. Observe os exemplos nas seguintes orações:
Eles creem que até o final da tarde o problema será resolvido.
As crianças veem o filme enquanto esperam para ir embora.
As alunas leem o livro que o professor indicou.
O verbo dar, quando conjugado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo, também perdeu o acento circunflexo. Observe:
Conjugação do verbo dar no presente do subjuntivo:
que Eu dê
que Tu dês
que Ele/Ela dê
que Nós dêmos
que Vós deis
que Eles/Elas deem
Observe os exemplos:
Eu estou torcendo para que as coisas deem certo para você!
Deem boas-vindas a eles por nós!
Antes do Acordo: lêem, vêem, crêem e dêem. Depois do acordo: leem, veem, creem e deem, sem acento circunflexo
Antes do Acordo: lêem, vêem, crêem e dêem. Depois do acordo: leem, veem, creem e deem, sem acento circunflexo
Viu só? O Novo Acordo Ortográfico facilitou a grafia das palavras, contudo, é importante ficar atento para não se confundir com a regra, pois ela vale apenas para os verbos terminados em -eem. Os verbos terminados em -em, quando conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, permanecem inalterados, isto é, neles o acento permanece. Observe:
Eles têm todos os DVDs do seriado policial. (verbo no plural concordando com o sujeito)
Ele tem todos os DVDs do seriado policial.
Meus filhos vêm passar as férias comigo em julho. (verbo no plural concordando com o sujeito)
Meu filho vem passar as férias comigo em julho.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 21/02/2018
Código do texto: T6260054
Classificação de conteúdo: seguro