Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NOMES: COMPLEMENTO x ADJUNTO

É importante iniciarmos a leitura com a seguinte afirmação: ADJ. ADNOMINAL é termo acessório numa oração, logo, sua retirada não influencia na compreensão da mensagem, exemplo: Gosto de canetas azuis.

Aqui observamos que "azuis" modifica o nome "canetas", especificando qual o tipo de caneta que o sujeito gosta. Ao retirarmos o adjetivo, ficamos com a seguinte frase: "Gosto de canetas"; o sentido permanece o mesmo, ainda que não tenha acréscimo de informação. "A.A" podem ser representados por: adjetivo, pronome adjetivo, numeral adjetivo, locução adjetiva e artigo.

Agora, quando o Adj. Adn. vem acrescido de preposição, aí surgem dúvidas, pois o COMPLEMENTO NOMINAL é sempre precedido de preposição. "C.N" completa o sentido do nome com significação incompleta, exemplo: "Telmo é bacharel em direito". É necessário algo para complementar o nome "bacharel", pois existem várias titulações e não especificar faz com que a mensagem fique vaga.

________________

COMPLEMENTO NOMINAL "CN" X "AA" ADJUNTO ADNOMINAL
1) Completa nome = AMBOS
2) Liga-se a substantivo = Abstrato: CN e Concreto: AMBOS
3) Sentido = Passivo: CN e Ativo: AA
4) Exige preposição = CN
5) Pode indicar posse = AA
Cezar Neto
Enviado por Cezar Neto em 09/06/2018
Código do texto: T6359870
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar que a autoria desta obra é de Cezar Neto.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Cezar Neto
Magé - Rio de Janeiro - Brasil, 28 anos
86 textos (20249 leituras)
2 áudios (536 audições)
2 e-livros (119 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/18 15:33)
Cezar Neto