"Uso correto de imergir & emergir!"


As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Sendo palavras antônimas, apresentam significados distintos, devendo ser usadas em situações diferentes.

A palavra imergir significa, principalmente, afundar alguma coisa em líquido e a palavra emergir significa, principalmente, elevar algo acima do nível da água.

Na língua portuguesa, os prefixos i-, in-, im- implicam sempre um movimento para dentro e os prefixos e-, ex- implicam sempre um movimento para fora.

Verbo imergir
Imergir se refere ao ato de afundar, mergulhar ou submergir alguma coisa em um líquido. Também é usado com significado de se introduzir em algum lugar ou ficar absorvido por alguma coisa.
É, assim, sinônimo de mergulhar, afundar, submergir, entrar, adentrar, penetrar, embrenhar, absorver-se, abstrair-se, perder-se e engolfar-se, entre outros.

Exemplos com imergir:

Vamos tentar impedir este carro de imergir ainda mais para dentro do lago.
Convidamos que visitem esta exposição e venham imergir neste mundo mágico.

Imergir tem sua origem na palavra em latim immergere, devendo assim ser escrito com i inicial. Todas as formas conjugadas deste verbo devem também ser conjugadas com i inicial, bem como as palavras cognatas de emergir, como imergente.

Verbo emergir
Emergir se refere ao ato de se elevar acima do nível da água, de subir, de vir à tona.

Também é usado com significado de aparecer e de se manifestar, tornando-se compreensível. É, assim, sinônimo de subir, elevar-se, erguer-se, aflorar, boiar, manifestar-se, aparecer, surgir, revelar-se, assomar e mostrar-se.

Exemplos com emergir:

Os mergulhadores irão emergir após uma hora de exploração do fundo do mar.
Aquele país irá emergir como uma grande potência econômica.
Emergir tem sua origem na palavra em latim emergere, devendo assim ser escrito com e inicial. Todas as formas conjugadas deste verbo devem também ser conjugadas com e inicial, bem como as palavras cognatas de emergir, como emergente.

Imergir e emergir: parônimos
Os verbos imergir e emergir são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas:

imergir e emergir;
diferido e deferido;
discriminar e descriminar;
iminente e eminente;
retificar e ratificar;
cumprimento e comprimento;
precedente e procedente...etc.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 16/07/2018
Código do texto: T6391571
Classificação de conteúdo: seguro