Figuras de linguagem "Ironia!"


Ironia é o uso de palavras com um sentido diferente ou oposto do significado mais comum. É uma figura de linguagem que faz uma contradição bem humorada ao que se quer dizer.

Exemplos:
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga.
A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero
Se a sopa que foi servida estava sem tempero e fria não é possível que estivesse saborosa. Dizer que uma sopa ruim estava uma delícia é usar a ironia para fazer uma crítica como bom humor.

Eu fico feliz quando ela não atende as minhas ligações
Quando se telefona para alguém, o que se quer é falar ao telefone. Se a ligação não é atendida, quem ligou não pode ficar satisfeito. Dizer que fica feliz com uma situação que não agrada é fazer uma ironia.

Ele estudou tanto que tirou zero na prova
Quando uma pessoa estuda muito para fazer uma prova é esperado que o resultado seja uma boa pontuação. A nota zero demonstra que não houve estudo suficiente para atingir a nota. A contradição entre o estudo e a nota ruim é uma ironia.

Felicidade é trabalhar muito e receber pouco
A frase deixa clara a ironia que se refere ao desejo de receber mais pelo trabalho que é feito. Nesse exemplo de ironia, que é chamada de cósmica ou infinita, existe a diferença entre o que se deseja e a realidade.

Ele teve uma grande ideia e arruinou a nossa viagem
Nesta frase é dado destaque a uma ideia errada ou contrária ao que se gostaria de dizer, ou seja, se fosse uma boa ideia não teria arruinado a viagem. Esse é um exemplo de ironia antífrase.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 17/08/2018
Código do texto: T6421674
Classificação de conteúdo: seguro