"Figura de linguagem "Anacoluto!"

A figura de linguagem Anacoluto, também chamada de “frase quebrada”, é muito mais frequente na linguagem falada que na escrita. Tem-se um anacoluto toda vez que a estrutura sintática de uma oração é interrompida e um termo ou expressão que parecia ser essencial à sentença acaba ficando solto. Em seu lugar, é colocada outra palavra, oração ou período. O anacoluto torna-se muito mais compreensível quando observamos exemplos dele.

Eu, toda vez que chego, você me chama pra conversar.

A princípio, o pronome “eu” parece ser o sujeito da oração, mas em seguida é introduzido um novo período: “toda vez que chego, você me chama pra conversar”. Embora pareça que esse período tem o “eu” como sujeito, na verdade o sujeito está oculto. Se o sujeito fosse claro, teríamos “toda vez que eu chego, você me chama pra conversar”. Assim, constatamos que o “eu” presente no início do exemplo não possui função sintática alguma.
Esse chapéu que está na moda, você que gosta de chapéu devia comprar um.
Note que a oração “você que gosta de chapéu devia comprar um” tem sentido completo. Enquanto isso, a oração “esse chapéu que está na moda” fica esperando um complemento que não chega, fica sintaticamente solta.
Mais exemplos para reforçar:
Mariana, a leitura mantinha-a acordada durante a noite.
Conselhos, se fossem bons não se davam, vendiam-se!
Crianças, como ter paciência para elas?
Meu vizinho, ouvi dizer que está muito doente.
Eu, ele está sempre querendo conversar comigo.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 24/08/2018
Código do texto: T6429183
Classificação de conteúdo: seguro