Estrutura - Texto Dissertativo Argumentativo

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

- Defesa de um ponto de vista;

- Não basta mostrar a realidade, é necessário intervir no cotidiano, mas como?

- Argumentação > Convencimento do leitor.

- Dissertar: deixar claro seu ponto de vista. NUNCA UTILIZAR O PRONOME EM PRIMEIRA PESSOA (EU).

- Utilizar o verbo na terceira pessoa do singular (com pronome oculto): verbo + (se).

ex: fala-se, pensa-se, conclui-se...

- Utilizar o verbo na primeira pessoa do plural (com pronome oculto):

ex: Falamos, pensamos, concluimos...

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

- Inovadora E relacionada ao tema;

- Fuga ao senso comum;

- IDEIA EXEQUÍVEL, RAZOÁVEL, APLICÁVEL.

- Jamais falar mal dos órgãos governamentais e administração pública. O texto não é uma resposta a estas instituições.

- Não ferir os direitos humanos.

- Temas abordados nos últimos anos – Caráter social.

- Temas aparentemente fáceis tornam a escrita do texto difícil, ex: Meio ambiente, fome... Pois a grande maioria das pessoas já trouxe uma solução para a temática, tornando desafiadora a originalidade em relação ao assunto.

- Com base nos direitos humanos, o ENEM quer nos despertar o senso crítico e coerente na resolução de problemas. EMPATIA (capacidade de nos colocarmos no lugar do próximo).

NÚMERO DE LINHAS, DIVISÃO PARAGRAFAL E LINGUAGEM ADOTADA

- 8 a, no máximo, 30 linhas escritas.

- Considera-se linha escrita a que, em quantidade de palavras, ultrapassam a metade desta linha.

- ESCREVA NA SUA LINGUAGEM, ADENTRANDO AO QUE ACREDITA SER POSSÍVEL.

- O texto divide-se, basicamente, em quatro parágrafos: introdução (1), desenvolvimento (2), intervenção/conclusão (1).

- PALAVRAS REBUSCADAS EM DEMASIA, TENDEM A DEMONSTRAR FALTA DE DOMÍNIO E ATENUA MÉRITO NEGATIVO ÀS AVALIAÇÕES.

ESTRUTURA IMPLÍCITA

Três áreas de atuação:

- Interdisciplinaridade (conhecimento desenvolvido durante os anos de efetivo estudo a fim de desenvolver a situação problema).

- Contextualização (Focar na temática e no TEMPO real).

- Resolução do problema.

>>>>>DICAS<<<<<

• Cuidado com palavras informais e abreviações;

• ASPAS são um perigo, utilizá-las diante de citação ou diante de palavras de língua estrangeira. Jamais utilizá-las em caráter irônico. SEJA OBJETIVO E CLARO;

• Cuidado com exemplificações excessivas;

• Usar linha TODA e saber separar a sílaba quando a palavra não couber por inteiro;

COMPETÊNCIAS DE AVALIAÇÃO

• DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO ESCRITA;

• COMPREENSÃO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO;

• INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, DIANTE DA PROPOSTA.

Selecione as ideias, relacione-as em tópicos, separando o que é mais importante e que tenha ligação direta com tema, inicie a escrita coerente e coesa.

ESTRUTURA EXPLÍCITA

• TÍTULO – Não obrigatório. Caso haja, o tema de redação não pode ser o título da mesma.

• INTRODUÇÃO: Inicia-se com a sintetização do tema, pergunta retórica ou citação, dando uma prévia do que será abordado no desenvolvimento.

• DESENVOLVIMENTO: Apresentará o problema, efetivamente, trazendo os motivos pelos quais ele persiste. ATENÇÃO: CADA PROBLEMA CITADO NO TEXTO PRECISARÁ DE UMA SOLUÇÃO.

• CONCLUSÃO: Solução criativa e EXEQUÍVEL à problemática.

KleberAvi
Enviado por KleberAvi em 02/10/2018
Reeditado em 31/10/2018
Código do texto: T6465585
Classificação de conteúdo: seguro
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