Senão ou se não?

A Língua Portuguesa é um idioma belíssimo mas repleto de pequenos truques e ratoeiras que podem confundir até os mais experientes neste que é o belíssimo idioma de Camões. Falar um bom português é cada vez mais essencial no nosso quotidiano, seja com os nossos familiares e os nossos amigos ou até mesmo em ambiente profissional, com os nossos clientes ou com os nossos chefes. Algumas palavras ou expressões causam uma imensa confusão à maioria das pessoas e por isso acabam por cometer erros de português inadvertidamente. Alguns dos exemplos mais famosos são os casos de onde e aonde, demais e de mais ou até a confusão entre bem-vindo ou benvindo. Outro caso também bem conhecido e comum, é a confusão entre “senão” e “se não”.
As duas hipóteses – senão ou se não – existem na língua portuguesa e estão corretas. Os seus significados são diferentes e podemos diferenciar situações em que devemos utilizar uma ou outra.

A sequência “se não” é usada com significado de “caso não”. A palavra “senão” é usada com significado de “a não ser” ou “caso contrário”, podendo indicar uma excepção, uma consequência negativa ou um problema.

Quando usar senão?

Senão é uma palavra complexa, abrangendo uma pluralidade de classes gramaticais e significados. É formada através da seguinte junção: se + não.

Situação 1: Sendo uma preposição, refere-se a uma limitação ou a uma excepção, sendo sinónima de excepto, salvo, fora, a não ser e menos.

O aluno não fez nada senão bagunça.
A criança não comeu nada senão um prato de papa de aveia.
Situação 2: Sendo uma conjunção indica a consequência negativa de uma afirmação anterior, sendo sinónima de “caso contrário”, “de outro modo” e “do contrário”.

Venha rápido, senão não chegaremos a tempo!
Saiam agora de casa senão vocês irão perder o avião.
Situação 3: Sendo um substantivo masculino refere-se a uma falha, problema, imperfeição, defeito ou mácula.

Aquela minha amiga tem apenas um senão, adora falar da vida dos outros.
Não houve qualquer senão na festa. Foi perfeita!
Quando usar se não?

“Se não” é uma sequência utilizada maioritariamente como conjunção condicional ou integrante, sendo sinónima de “caso não” e “quando não”. É formada pela conjunção se e pelo advérbio não.

Exemplos com se não:

Você fala como se não o conhecesse.
Se não conseguir entregar o projecto hoje, não se preocupe.
Se não fosse sua ajuda, não conseguiria terminar os meus afazeres.
Uso de senão e se não

É possível utilizar a expressão “se não” nos mesmos contextos em que se utiliza a conjunção “senão”, quando o verbo se encontrar omisso.

Senão = caso contrário

Venha rápido, senão não chegaremos a tempo!
Se não = caso não

Venha rápido, se não (vier), não chegaremos a tempo!
Iacoe Michaela
Enviado por Iacoe Michaela em 11/01/2019
Reeditado em 07/02/2019
Código do texto: T6548155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.