METONÍMIA

Em nosso país, existe uma elite política que está se perpetuando no poder há muitas décadas, bem como está empenhando grandes esforços para sucatear a nossa educação, com o intuito de mergulhar as pessoas na mais absoluta ignorância, impossibilitando que elas saibam, por exemplo, o que é metonímia!
Metonímia é uma figura de linguagem utilizada, muitas vezes, nos discursos mentirosos e mal intencionados daqueles que querem se perpetuar no poder! Nesse recurso retórico, verifica-se a substituição de um termo por outro, com uma relação de semelhança e proximidade entre os termos.
Nesse tipo de discurso, pode-se trocar o concreto pelo abstrato (“o homem nasce bom e a sociedade o corrompe” - é o ser humano que corrompe outro ser humano, e não a sociedade); trocar a causa pelo seu efeito (“a corrupção está destruindo o Brasil” - a corrupção é apenas o efeito, e não a causa, pois a verdadeira causa da corrupção é a falta de ética e de educação) ou então trocar o agente pelo seu instrumento (“as armas matam” - são as pessoas que apertam o gatilho e matam).
Importante observar que atribuir o protagonismo de ações tipicamente humanas a entes abstratos e inanimados
é uma das características do discurso metonímico, que se revelou, notadamente nos últimos cem anos, como uma retórica falaciosa, extremamente eficaz e insidiosa, haja vista que, na vida em sociedade, as ações efetivas são praticadas por seres humanos, não por entes abstratos.
Não obstante os conflitos de interesses e divergências políticas, esse tipo de discurso é utilizado com relativo sucesso por políticos autoritários, obcecados em se perpetuar no poder. É fato notório que os infortúnios de qualquer ser humano são causados pela natureza, por outro ser humano ou por ele mesmo, premissas que, de certa forma, confirmam a máxima de autoria do dramaturgo romano Platus: “O homem é o lobo do homem”, tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes.
Isso posto, devemos observar que as pessoas é que são boas ou más; a democracia não é má, tampouco é boa, pois os governantes, que são eleitos pelo povo, é que são bons ou maus.
Dito isso, vocês conseguem perceber alguma semelhança com os discursos da maioria dos políticos atuais? A utilização da metonímia confunde as pessoas, pois tira os verdadeiros responsáveis do protagonismo das ações criminosas e atos ilícitos. Pense nisso, e não se deixe enganar!


Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 30/01/2019
Reeditado em 30/01/2019
Código do texto: T6563340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.