Stress/estresse

Há muitos brasileiros que têm a mania de valorizar a língua inglesa em demasia e desprezar a língua portuguesa, que é muito bonita e rica. Muitos usam o inglês para dizer o mesmo que podemos dizer apenas com uma palavra da nossa língua. Vamos a um exemplo!

Observe jornalistas, apresentadores de televisão ou outras pessoas que aparecem na TV. Há pessoas que fazem questão de usar a palavra "stress", que é inglesa e é pronunciada assim: "stres", ou "stréss". Qual é o problema? Nenhum! Qual é o erro? Nenhum! Mas nós temos uma palavra na nossa língua que significa a mesma coisa, é correta e é usada pelas pessoas simples. Qual é a palavra? É esta: estresse! Estresse (em português) é o mesmo que "stress" (em inglês).

Talvez os brasileiros que usam "stress" queiram exibir a pronúncia inglesa, queiram ser pedantes, ou não conhecem a nossa palavra correspondente.

Estresse é um "esgotamento físico ou emocional como reação do organismo a agentes de natureza diversa (trauma, doença, emoção, cansaço, tensão etc.) que alteram a homeostase e aumentam a produção de adrenalina", conforme Aulete, um dos dicionários que eu consultei.

Boas leituras, boa alimentação, atividade física, meditação, reflexão, dormir bem, entretenimento, entre outras coisas, são fatores que possibilitam uma vida sem estresse.

Eu amo a Língua Portuguesa!

Pastos Bons/MA, 13/02/2019.

Texto escrito por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 13/02/2019
Reeditado em 13/02/2019
Código do texto: T6573869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.