O PRIMEIRO BEIJO - Aula no Ensino Médio

TEXTO - "Os dois mais murmuravam que (..) Ele se tornara um homem." - Conto de CLARICE LISPECTOR

- - - - -

TEMA - delicado momento de descoberta na vida de um garoto.

VOCABULÁRIO - "A concentração no sentir" - a atenção / "é de uma mulher que sai o líquido vivificador" - que dá vida / "Perturbado, atônito" - surpreso / "Perplexo, espantado num equilíbrio frágil" - confuso - fácil de quebrar-se.

FIGURAS DE LINGUAGEM - "Deixava a brisa entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos" - personificação / "Seus olhos saltavam para fora da janela." - metonímia / "Tomou-lhe o corpo estourando pelo rosto em brasa viva." - metáfora.

INTERPRETAÇÃO - debate da classe e comentários globais

Na passagem do parágrafo 6 para o 7 - salto no TEMPO da narrativa: do presente para o passado, como um FLASH BACK (retorno). / Personagem quer somente sentir, sem pensar - vento no rosto, vento entrando pelos cabelos, saliva morna descendo garganta abaixo, sentir sede, sentir a brisa entrando pelo nariz. / Sede feroz do garoto, pressentimento do ônibus se aproximando da água - aspecto animal, instintivo. / Bebeu a água sem sequer abrir os olhos - importante para a estória: só após saciar a sede, observou de onde vinha a água e que beijara a estátua. / Perplexo diante da transformação do mundo - não, ele é que se transformara, perturbado ao notar que uma parte de seu corpo tinha agora uma tensão agressiva. / A namorada não tinha razão para ciúme - ele beijara uma estátua e não uma pessoa. / Segundo a autora, o amor vem atrelado ao ciúme e deixa tontos os apaixonados - comentário pessoal do grupo. / "...sua sede era de anos" - não apenas sede de água: está se transformando num homem e agora tem desejos. / Saliva - água - líquido germinador - todos líquidos e responsáveis pela vida. / "docemente agressivo", "sozinho no meio dos outros" - ele vive um momento único, contraditório, não compartilhado com ninguém. / Na verdade, quem está se transformando é - ele mesmo: vida inteiramente nova, descoberta do prazer. / Experiência boa ou ruim, tornar-se homem - muito boa, sentiu-se orgulhoso.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 21/03/2019
Código do texto: T6604130
Classificação de conteúdo: seguro