TROPEÇOS na/da LINGUAGEM

TROPEÇOS na/de LINGUAGEM (1)

Tornou-se frequente, dentre comunicadores de veículos televisivos, políticos, artistas e até mesmo educadores, quando da conjugação do verbo ‘adequar’, no presente do indicativo, primeira pessoa do singular: ‘eu (me) adéquo’, ‘eu (me) adequo’; segunda pessoa do singular: ‘tu (te) adéquas’, ‘tu (te) adequas’ e terceira pessoa do singular: ‘ele (se) adéqua’, ‘ele (se) adequa’, e terceira pessoa do plural: ‘eles (se) adéquam’, ‘eles (se) adequam’. Com ou sem o pronome reflexivo.

O ouvido, por mais insensível que seja, rebela-se. A eufonia, por menos tênue que se afigure, violenta-se. A fidelidade linguística compromete-se. A comunicação perde a limpidez das cristalinas fontes.

O verbo ‘adequar’ é defectivo, possui conjugação incompleta. E por sê-lo, em respeito à eufonia, não é conjugado em todos os modos, tempos e pessoas. No presente do indicativo registram-se formas somente à primeira pessoa do plural: nós nos ADEQUAMOS; e à segunda pessoa do plural: vós vos ADEQUAIS. Às demais pessoas emprega-se um verbo que tenha sinonímia, tomemos por exemplo o verbo ‘adaptar-se’. Logo, Eu me adapto, tu te adaptas, ele se adapta, nós nos ADEQUAMOS, vós vos ADEQUAIS, eles se adaptam.

Naturalmente é dispensável saber se o verbo é ou não defectivo. A classificação, ao leigo, pouca importa. Indispensável sim deixar-se tocar pela eufonia. O bom som é afetuoso à audição. Lembremos que no presente do subjuntivo somente teremos: que nós (nos) adequemos, que vós (vos) adequeis. No imperativo afirmativo: adequemo-(nos) nós, adequemos nós,/ adequai-(vos) vós, adequai vós. No imperativo negativo: não (nos) adequemos, não adequemos,/ não (vos) adequeis, não adequeis.

Raramente percorremos, com fluidez, os caminhos do imperativo. Menos ainda com definição gramatical. O uso não nos é habitual como as formas do indicativo e subjuntivo. Mesmo assim, o domínio de alguns recursos é fundamental, particularmente a quem trabalha com o idioma ou se expressa em/para o público, levando a mensagem da credibilidade e do correto.

O verbo ‘adequar’ (se) tem como vogal temática a letra ‘a’ que é usada nas formas arrizotônicas (tônica fora da raiz), do presente do indicativo: ADEQUAMOS e ADEQUAIS. Também a vogal temática ‘a’ aparecerá no Pretérito imperfeito (adequava), Pretérito mais-que-perfeito (adequara), Futuro do presente (adequarei), Futuro do pretérito (adequaria). Pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu (me) adequasse), (quando eu (me) adequar). O presente do subjuntivo é formado com a primeira pessoa do presente do indicativo, como não a temos, conjugamos somente as formas arrizotônicas (nós e vós) sempre com a vogal temática que não seja ‘a’: que nós (nos) adequemos, que vós (vos) adequeis. Ao Imperativo negativo coloquemos a negativa nas formas do presente do indicativo.

Lembremos que os verbos regulares, com a vogal temática ‘e’, terão as formas do presente do indicativo com ‘e’ .(corre...) As pessoas do presente do subjetivo com ‘a’ (que eu corra...) Percebam a importância da primeira pessoa do indicativo.

Verbos com vogal temática ‘a’ - presente do indicativo ‘a’ presente do

subjuntivo ‘e’

Imperativo negativo ‘não’ + presente

do subjuntivo.

Verbos com vogal temática ‘e’ - presente do indicativo ‘e’ presente do

subjuntivo ‘a’

Imperativo negativo ‘não’ + presente

do subjuntivo.

Imperativo afirmativo Imperativo negativo

jamais teremos a primeira pessoa jamais teremos a primeira pessoa

‘corre’ (Presente do indicativo), * ‘não corras tu’ (Presente do

indicativo)

‘corra’ (Presente do subjuntivo), ‘não corra você’ (Presente do

indicativo)

‘corramos’ (Presente do subjuntivo), ‘não corramos nós’ (Presente do

indicativo)

‘correi’ (presente do indicativo), * ‘não corrais vós’ (Presente do

indicativo)

‘corram’(presente do subjuntivo) ‘não corram vocês’ (Presente do

indicativo)

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.