Um contexto em que se deve evitar o emprego de ZEUGMA...

Só relembrando, "zeugma" (eta termozinho esquisito!) é uma das FIGURAS DE LINGUAGEM que tem como carac-terística a NÃO REPETIÇÂO de um termo já citado antes.

Por exemplo :

"Eu já fui a São Paulo. Você já ?"

Observe que , mesmo tendo sido omitido, nesta frase, dá tranquilamente para observar que está subentendida a expressão "foi a São Paulo" após o "você já" ?

Agora, observe que desastre ocorreria se não repetíssemos a palavra ESCOLA antes da palavra "privada" :

"Em alguns aspectos, a escola pública é como A PRIVADA"...

Agora, repita a palavra ESCOLA antes da palavra "privada", leia as duas frases (com e sem a palavra ESCOLA) e veja...QUANTA DIFERENÇA de sentido entre ambas...

Este é mais um caso de SEMÂNTICA que abordamos em nossa obra "Semântica Básica Aplicada" (ainda pelo preço módico de R$ 25,00. Detalhe : estamos aguardando o envio,pelo nosso email pl-silva1952@bol.com.br, o CEP de alguns leitores que nos encomendaram um exemplar. Só estamos dependendo desse detalhe para despachar-mos o material. Aos que pediram e já a receberam, pedimos que divulguem a obra ! Grato. Continua também pelo mesmo preço cada ua das outras duas obras : Português Fundamental e Nas entranhas da Língua. Dois completos tira-dúvidas, podemos garantir.).

pedralis
Enviado por pedralis em 28/11/2019
Código do texto: T6806167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.