Por que BAHIA (com H, que é paroxítona) não leva acento, mas BAÍA (sem H, também paroxítona) é acentuada ?

Hoje, acordei com essa questão "martelando" minhas ideias e, quando isso acontece, só sossego quando encontro alguma justificativa plausível ou, pelo menos, minimamente aceitável para o questionamento linguístico que eu mesmo criei (coisa de maluco mesmo, sabe como é?).

Mas, vamos lá ao que consegui de possível resposta, esperando que ela seja minimamente aceitável...

Indo por eliminação, vamos ao porquê da acentuação de BAÍA (um dos tipos de acidentes geográficos).

BAÍA, quanto à tonicidade, é uma palavra paroxítona (sílaba tônica está na penúltima sílaba) terminada em vogal e, se fosse só por este detalhe, não teria por que ser acentuada, visto que inexiste regra para acentuação de TODAS as palavras paroxítonas terminadas em vogal. A acentuação de palavras paroxítonas terminadas em vogais só se aplica àquelas terminadas em I e U (vogais essas seguidas ou não de s. Ex .: táxi, bônus, etc.).

A razão para a acentuação da palavra BAÍA é por um outro motivo : há, nela, a presença, de um HIATO ("A" da sílaba BA + "I"- segunda sílaba da palavra).

E, pela regra existente, "acentua-se a segunda vogal de um hiato". E "i" é a segunda vogal do hiato existente nessa palavra (a bem da verdade, a palavra BAÌA (sem H) contém 2 hiatos

(A/I e I/A).

Então, justificada que foi a acentuação da palavra BAÍA, vamos, agora, à justificativa para a NÃO ACENTUAÇÃO da palavra BAHIA...

Assim como BAÍA, quanto à tonicidade, BAHIA também é classificada como palavra PAROXÍTONA.

Mas, ao contrário de BAÍA (que contém o hiato A-I que justifica a sua acentuação), a inclusão do H na palavra BAHIA,

desfaz a ocorrência de HIATO nas sílabas A (de BA) e I (de HI) .

Isso ocorrendo, a palava BAHIA passa a ser enquadrada na SIMPLES classificação de palavra paroxítona terminada em vogal e essa vogal nao é nem I nem U, o que desobriga a sua acentuação.

UFA !

(Cá entre nós, todo professor de Português E QUE GOSTA dele de forma "doentia", ou é ou já foi ou será maluco um dia...)

pedralis
Enviado por pedralis em 23/12/2019
Código do texto: T6825078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.