O emprego do hífen com os advérbios bem e mal

1-Emprega-se o hífen nas palavras compostas iniciadas pelos advérbios bem e mal nos seguintes casos:

a) quando o segundo elemento for iniciado por vogal.

b) quando o segundo elemento for iniciado pela letra h.

Ex.: bem-aventurado, bem-afortunado, bem-amado, bem-estar, bem-educado, bem-humorado, mal-humorado, mal-estar, mal-amada, mal-educado, mal-afortunado, mal-agradecido etc.

Atenção: não se usa hífen diante dos adjetivos bom e mau quando acompanhados da palavra 'humor'. Ex.: O bom humor não atinge toda a família. Enquanto os irmãos são bem-humorados, Maria, a irmã mais velha, sofre da doença do mau humor.

2-quando o segundo elemento iniciar por consoante, o advérbio bem normalmente admite o uso do hífen. Ex. bem-criado, bem-ditoso, bem-falante, bem-mandado, bem-nascido, bem-vindo, bem-visto etc.

quando o segundo elemento iniciar por consoante, o advérbio mal normalmente admite a aglutinação dos elementos, a não ser quando o segundo elemento iniciar pela consoante L. Neste caso se mantém o emprego do hífen (mal-limpo).

Para os demais casos seguem como nos exemplos:

Ex.: malcriado, malditoso, malfalante, malmandado, malnascido, malvisto etc.

Atenção: o advérbio bem sofre aglutinação em compostos derivados dos verbos fazer e querer.

Ex.: benfazejo, benfeito, benfeitor, benquerença, benquerer etc.

Fique atento: semanticamente falando, nem sempre numa oração os advérbios de modo bem e mal admitem o emprego do hífen ou aglutinação com outros elementos. Em tais situações esses advérbios não formam palavras compostas. Observe as duas orações a seguir:

Caetano foi malcriado com a sua professora.

O garoto foi mal criado pelos pais.

Dentro de seus contextos, ambas as orações estão corretas.

Na primeira oração o advérbio mal se une ao particípio do verbo criar para formar o composto adjetivo 'malcriado', que qualifica o comportamento grosseiro e mal-educado de Caetano.

Já na segunda oração, mal exerce a sua natural função de advérbio de modo, indicando o modo ou tipo de educação que os pais deram ao garoto. Ficou clara a diferença?

3-Para terminar, uma dúvida recorrente que costuma tirar o sono dos amantes da nossa língua portuguesa.

Qual das duas formas é a correta? O bebê nasceu com má-formação ou com malformação?

Acertou quem disse que as duas formas são permitidas e aceitas. O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, por exemplo, registra as duas formas.

O que acontece é que má-formação segue na esteira de compostos como má-vontade e má-fé. Já malformação deriva do adjetivo 'malformado'.

Malformação é uma forma que se encontra consagrada pelo uso.

E então pessoal, gostaram das dicas? Pratiquem bastante e quaisquer dúvidas não deixem de me escrever.

Até a próxima!