A Bíblia e a gramática

Eu sou apaixonado pelos livros. Sou, portanto, um bibliófilo (alguém que ama os livros, amante ou colecionador de livros raros e preciosos). Amo também a Bíblia, pois é uma coleção de 73 livros sagrados, mas não a leio sem analisá-la e não aceito dela nada que esteja contra os ensinamentos de Cristo, porque a Bíblia foi escrita por seres humanos, e nenhum ser humano é intérprete perfeito de Deus. E, antes de ser escrito, o Antigo Testamento foi transmitido de boca em boca, de geração a geração.

Atenção: A Bíblia evangélica só tem 66 livros. A Bíblia evangélica NÃO tem estes 7 livros do Velho ou Antigo Testamento: Tobias, Judite, Primeiro e Segundo Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácida) e Baruc. Existem obras que explicam essa diferença nas Bíblias. Eu, por exemplo, tenho livros que explicam por que (razão, causa, motivo) faltam esses livros na Bíblia protestante.

Todo dia, quando acordo, eu, Domingos Ivan Barbosa, leio a Bíblia. Na manhã do dia 15 de março de 2020, ao pegá-la para ler, eu encontrei, na Bíblia Tradução Ecumênica (edição completa, com 2496 páginas), no livro Sirácida (ou Eclesiástico), capítulo 1, versículo 26: "Tu, que desejas a sabedoria, observa os mandamentos, e o Senhor ta concederá". Veja a palavra "TA". Não foi erro meu de digitação, nem erro de impressão. Os tradutores erram, pois são humanos, não sabem tudo sobre gramática, mas, neste caso, está tudo certo. Por que "TA" está certo? Vou explicar.

Esse "TA" é a combinação do pronome "te" (objeto indireto) com "A" (neste caso, objeto direto). TE+A: TA. Dizendo de outra forma: Se você buscar a sabedoria, Deus "lha" dará, ou "lha" concederá. Ou seja: Deus lhe dará sabedoria. Por que LHA? Combinação do "LHE" com "A".

Na Bíblia Sagrada (Edição Luxo), esse trecho se encontra assim: "Filho, desejando tu com ardor a sabedoria, conserva a justiça, e Deus ta dará". Está no versículo 33. Sim, 33. Você acha feia essa construção? Eu concordo! Na Bíblia Sagrada (Edição Pastoral), está de forma simples, no versículo 23: "Se você deseja ter sabedoria, observe os mandamentos, e então o Senhor a concederá para você". A Bíblia de Jerusalém, no versículo 26, começa perguntando: "Desejas a sabedoria? Guarda os mandamentos e o Senhor a dar-te-á em profusão". Eu tenho a Edição Pastoral em três formatos, e a Ecumênica em dois.

A sabedoria não é propriedade de ninguém. A Bíblia diz que os orgulhosos não a encontrarão. Concordo, pois, quanto mais avançamos, mais reconhecemos o quanto precisamos aprender. A sabedoria não discrimina, não evita diálogo, não faz ninguém se sentir superior, inferior, mais importante ou menos importante. A sabedoria exige mudança pessoal, humildade, desejo e vontade de estar sempre aprendendo, crescendo interiormente. A sabedoria não guarda rancor, mágoa, ódio, ressentimento, desejo de vingança. Ela nos faz reconhecer o quanto somos tolos, o quanto erramos e perdemos tempo nesta vida. Ela nos ensina a amar a vida, o que somos e temos, a viver sendo críticos de nós mesmos, a olhar mais para as nossas falhas do que para as de outrem. É a sabedoria que dá sabor à vida, pois, na própria origem da palavra sabedoria, já se encontra o sentido ou significado de sabor. Ter sabedoria é saborear esta vida, este momento, é sentir sabor.

Que o meu Criador me ajude a conquistar sabedoria! Mas é preciso buscá-la.

Pastos Bons/MA, 15 de março de 2020.

Texto produzido e escrito por Domingos Ivan Barbosa, como se encontra no próprio texto.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 15/03/2020
Código do texto: T6888303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.