Palavras que causam dúvidas

Ser fiel e ser leal. Posso ser fiel, mas não ser necessariamente leal. Também posso ler leal, sem expressar minha total fidelidade. Fiel e leal são sinônimos? Querem dizer a mesma coisa? Posso ser um sem ser o outro? Ai, caramba, agora você embolou tudo!

Começaremos com duas palavrinhas, que por mais que pareçam simples, podem ser usadas de forma incorreta: doloroso e dolorido.

Doloroso tem a função de "gerador"; o responsável por causar a dor, o sofrimento. Exemplo:

- Ao terminar o relacionamento, suas palavras foram tão dolorosas que ela sucumbiu ao choro. (O que seu amante lhe disse causou sofrimento e dor e, por isso, ela desatou a chorar.)

Dolorido é o adjetivo que retrata "o que sofre a ação", aquele que sofre a dor. Exemplo:

- Seu coração ficou dolorido com as palavras ásperas que ele lhe disse quando terminou o relacionamento. (As palavras que seu amante disse deixou seu coração machucado, doendo muito, extremamente magoado.)

Para deixar mais claro, vejamos esses outros exemplos:

- A massagem que ela faz é muito dolorosa (causou dor no corpo da pessoa);

- Meu corpo ficou todo dolorido. (o corpo está sentindo dor por causa da massagem)

Eficiência e eficácia

O contexto dessas duas palavras em um ambiente corporativo, estaria relacionado aos níveis operacionais e gerenciais. A eficiência (nível operacional) consistiria na realização das tarefas de modo correto, usando ferramentas adequadas, otimizando tempo e recursos, por exemplo. Já a eficácia (nível gerencial) abrangeria a competência de análise correta, da tomada de decisão acertada, enfim, a opção pelas ações certas frente aos desafios inerentes à função.

No âmbito geral, ser eficiente significa ser capaz de realizar uma atividade, um trabalho, uma tradução na sua excelência, fazendo o melhor possível para concluir o projeto e obter um bom resultado. Eficiência está diretamente ligada à produtividade, à competência, às etapas. Exemplo:

- Sempre contrato a mesma agência de tradução, pois a equipe é eficiente, revisa todos os detalhes, envia glossários e entrega o projeto antes do prazo e com excelente qualidade.

Já a eficácia significa produzir o resultado desejado. Portanto, alguém eficaz é aquele que executa seu trabalho, obtendo o que dele se esperava. Não se limita apenas às etapas do projeto, que ferramentas utilizou para executá-lo, que recursos foram dispendidos para reduzir o tempo e melhorar a produtividade. Baseia-se em uma concepção geral, no todo, na resolução do projeto final, no saber o que fazer. Exemplo:

- Gosto de trabalhar com esse tradutor. Ele é muito eficaz na tradução técnica. Dificilmente encontro erros, e a fluidez do seu texto é o que sempre buscamos.

Atraente e atrativo

Atraente equivale a algo fascinante, que encanta aos olhos, que é charmoso, que atrai; adjetivo que qualifica pessoas, objetos ou coisas. Está mais relacionado à beleza, ao charme, ao encanto que algo ou alguém lhe proporciona. Exemplos:

- Meu personal trainer é atraente. Agora sinto motivação para ir à academia (charmoso);

- A capa do livro que traduzi era muito atraente (bonita);

- O anúncio veiculado nas redes sociais sobre o novo carro da GM é atraente (belo).

Atrativo também pode agir como adjetivo ou substantivo, cujo sentido equivale a “estimular o interesse por alguma coisa, chamar a atenção, atrair”. Exemplos:

- O preço do livro era atrativo, por isso o comprei (estimulante, incentivo que me levou à comprá-lo);

- Gostei do seu site. É atraente e atrativo (bonito e chama a atenção);

- Você tem que elaborar um currículo atrativo (que atraia a atenção do leitor).

Mais alguns exemplos:

- A tradução continha termos atrativos (que chamavam a atenção);

- Seu maior atrativo era a facilidade de comunicação (magnetismo);

- Ela sempre foi uma pessoa atraente (charmosa);

- A proposta não chegava a ser atrativa (que estimulasse o interesse);

- A proposta não chegava a ser atraente (encantadora, fascinante).

E chegamos aos vocábulos que deram início a este post: fidelidade e lealdade.

Quando se fala em fidelidade associa-se quase que instantaneamente a relacionamentos, ao emocional, ao sentimento. Mas ela abrange outros parâmetros, como por exemplo, a confiabilidade. A lealdade, por sua vez, vai mais além. Ela está muito relacionada com "sinceridade, honestidade". Vejamos estes exemplos:

Cenário:

Você costuma ir a um mesmo mercado porque confia na qualidade, e por isso, compra os legumes sempre no mesmo local. De repente, aparecem regularmente legumes velhos, bichados, murchos. O dono do mercado é seu vizinho e um dia, conversando com você, ele pergunta se gosta do mercado e dos produtos. Vamos às hipóteses:

Fiel, mas desleal:

Você diz a ele que sim, que são ótimos, que está tudo bem. Você não está sendo leal, sincera. Mas independente disso, você continua indo ao mercado porque há outros produtos dos quais você gosta.

Fiel e leal:

Você diz que gosta de ir ao mercado, mas que os legumes estão quase sempre murchos, por isso não gosta de comprá-los ali. Você foi leal e honesta. E com base na sua informação, o dono poderá reavaliar o fornecedor e falar com o gerente geral sobre a qualidade dos produtos. Isso tudo para que você continue a ser fiel ao seu mercado.

Infiel e desleal:

Durante a conversa, você fala bem dos produtos, inclusive da qualidade dos legumes, o que não é verdade. Além disso, deixa de ir a esse mercado e começa a comprar no do concorrente. Você está sendo infiel ao mercado, por não querer ir lá, e desleal ao dono, por não falar a verdade sobre os produtos que ele vende.

Infiel, mas leal:

Quando o dono lhe pergunta se gosta do mercado, você conta a verdade sobre a qualidade dos legumes e diz que passou a comprar em outro estabelecimento, que lhe dá mais descontos, além de produtos de ótima qualidade. Aqui, cabe ao dono rever fornecedores, preços, qualidade, descontos e promoções para que você e, provavelmente, outros clientes, voltem a comprar no seu mercado. Mas aí já é outra história sobre marketing...

Todas essas palavras, às vezes, nos causam dúvidas, principalmente quando escrevemos. Espero que tenha podido esclarecê-las.