Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O TRAVESTI OU A TRAVESTI?

Júnior Dias de Alcântara, 34 anos, conhecido como "Jennifer" foi morto na madrugada de hoje (31) com sete facadas no pescoço. O crime aconteceu por volta das 2h30, no bairro Canaã I, em Dourados. O próprio autor do homicídio, um homem de 26 anos, foi quem acionou a polícia. Segundo ele, a discussão começou quando a travesti disse que era pai de santo e 'incorporou' o espírito da pomba gira, ameaçando a mãe dele de morte.

Fonte: site Dourados Agora

        Ao utilizarem a palavra travesti, alguns veículos de comunicação optam por "a travesti", como no exemplo acima, enquanto outros preferem "o travesti". Mas, afinal, o mais adequado é a travesti ou o travesti? Vejamos o que nos recomenda a nossa arbitrária gramática, ratificado nos dicionários Aurélio e Houaiss, entre outros:
        De acordo com a nossa Gramática da Língua Portuguesa, travesti é um substantivo uniforme-comum de dois gêneros. Isto é, tanto o homem que se veste de mulher quanto a mulher que se traja como homem, podem ser chamados de travesti, o que dá a distinção do sexo neste caso é a colocação do artigo (a, as, o, os, um, uns, uma, unas) antes do substantivo.
        Voltando à notícia que nos serviu de exemplo, ser-nos-á fácil agora constatar que o uso no texto de "a travesti" está inadequado, porque se trata de homem que se veste de mulher, portanto, a forma mais adequada neste caso deveria ser "o travesti".

        Examinemos agora outro caso:

        A travesti Victor, nome adotado pela artista Vitória Regina Silva, é um verdadeiro rapaz, sem tirar nem pôr.
Obs.: oração criada pelo autor como mera exemplificação.
        Aqui o uso de "a travesti" está adequado, pois se trata de uma mulher que se traveste de homem.

        Certa vez um amigo meu passou uma cantada num travesti em um bar: "Ora, eu podia jurar que era uma mulher", disse bem decepcionado. Foi então que eu disse: "Sinto muito, mas neste caso a Gramática não pode te ajudar".


Dever de casa: o texto lido apresenta pelo menos outro exemplo de substantivo comum de dois gêneros, identifique-o.



        Até a próxima, pessoal!
Aldrin M Félix
Enviado por Aldrin M Félix em 12/06/2020
Reeditado em 12/06/2020
Código do texto: T6975512
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Aldrin M Félix
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, 44 anos
454 textos (72091 leituras)
2 áudios (92 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/07/20 17:29)
Aldrin M Félix