Qual a letra que se esconde nela mesma?

Na nossa língua portuguesa, o “R” e o “S” praticam desdobramento.

Vejamos. //

A letra “S” está desdobrada em várias palavras, como em: OSSO; PASSO; PASSARINHO. Com esse truque, a letra “S” (toda bonitinha e sinuosa) concorre com o “C” e com o... “Ç”, que têm que aguardar a vez para formar o mesmo som — pois o “C” precisa permutar com o “Ç”, como em: CINEMA; PRAÇA. Já a letra “S”, além de ganhar o poder de ser como um “Z” (exemplo em: “CASA”), ela se desdobra e rouba sons das outras letras mencionadas.

............

Quanto à letra “R”, não tem erro (apesar de ela estar justamente em: “eRRo”). Tudo porque a letra “R” (de “rei”) é nobre e nos obriga a soprar para dentro ou a tremular a ponta da língua, como em: “RAIVA; HORRÍVEL; QUERO; ESPERO. Nos dois primeiros casos, vamos soprando a letra “R”, enquanto nos demais exemplos (quero; espero) não sopramos para dentro na pronúncia.

............

Porém, existe uma letra que faz o contrário: ela tem a capacidade de ser duas em uma.

Para conseguir isso, essa letra foi apoiada por uma regra aprovada oficialmente: a regra da crase (aliás, VÁRIAS regras da CRASE). Não vamos mencionar essas regras aqui.

Sim, caro leitor e cara leitora, estamos falando da letra “a” quando ela equivale à preposição “para”. E esse comportamento se dá quando a palavra seguinte sugere o gênero feminino.

Exemplo:

- A inflação chegou à casa dos dois dígitos. — Temos um “A” (preposição = para) e um artigo definido de gênero feminino (que está implícito antes da palavra “casa” = A CASA).

Portanto, pela regra da preposição, quando a letra “A” tem a função gramatical da preposição “PARA”... que deveria vir seguida de uma palavra de gênero feminino antecedida pela letra “A” na função de ARTIGO DEFINIDO, entra em ação o superpoder dessa letra de se aglutinar nela mesma. Por quê? Ora pois...! Porque, do contrário, teríamos que escrever a frase referida assim:

- A inflação chegou a... a... casa dos dois dígitos.

Então, essa adivinhação que coloquei no título tem a seguinte resposta filosófica: a letra que faz o truque se esconder nela mesma, quando precisa, é a letra “A” — nas funções gramaticais respectivas acumuladas de ‘preposição + artigo definido’. E isso serve também para uma frase no plural:

- A inflação elevou-se às alturas. (‘A’ como preposição + “AS” como artigo definido no plural = A + AS = ÀS).

Olha a letra “A” aglutinando-se nela mesma aêêê, geeente...!