15 - Os Pronomes – Revisão e Conclusão

Entre os capítulos 19 e 26 temos falado das diferentes formas de uma mesma categoria gramatical – os PRONOMES.

Pessoalmente, devo confidenciar que estou desejando passar a outro tema!

Mas temos falado sobre os pronomes de forma bastante atomizada. Ou seja, apesar de eu ir dando exemplos através de diálogos que vou criando expressamente para esta temática, cada diálogo incide apenas em exemplos muito específicos.

Considero que para concluirmos este tema de forma realmente pedagógica, precisamos de observar como é que os pronomes funcionam dentro de um texto. Para o efeito, pensei num exercício fácil:

Escolhi um escritor português que fala de uma realidade muito específica de Portugal: o mar, as localidades ribeirinhas, e infalivelmente, os pescadores. Pensei, pois, em Raul Brandão:

Assim, vou apresentar dois textos:

- No primeiro, falarei de Raul Brandão;

- No segundo, vou transcrever excertos do capítulo onde ele fala da pesca do atum.

Em ambos os textos deixarei lacunas que irei assinalando, e os Leitores que assim o desejem, poderão preencher essas lacunas com os pronomes apropriados.

Ora bem. Vamos começar:

I-

RAUL BRANDÃO

Raul Brandão foi um escritor português (1)------ nasceu na segunda metade do século XIX. (2)------- nasceu em 1867, numa zona da cidade do Porto chamada Foz do Douro (1)----- é a área (3)---------- o Rio Douro (4)------- encontra com o mar.

Raul Brandão nasceu no seio de uma família modesta, pois seu pai era pescador. Mesmo assim, (2)------- frequentou o ensino secundário

(1)------- nessa época era ministrado nos Liceus.

Ao mesmo tempo que se matriculou como “ouvinte” na Faculdade de Letras do Porto, (2)------ assentou praça no Regimento nº 5 de Caçadores de El-Rei, na sua cidade natal, tendo concluído o Curso de Infantaria em 1892, aos 25 anos.

Quatro anos depois, Raul Brandão publicava o seu primeiro livro, “História de um Palhaço”. Vamos vendo que (2)----- vai publicando a sua obra ao mesmo temo que vai progredindo na carreira militar.

É interessante registarmos que em 1909, em colaboração com amigos seus, seus pares nas Letras, (2)------- publicou “O Livro das Crianças Portuguesas e Brasileiras”.

Raul Brandão foi também um notável dramaturgo. Em 1923 publicou peças notáveis como O GEBO E A SOMBRA, O REI IMAGINÁRIO, e O DOIDO E A MORTE. Nesse mesmo ano, publicou ainda OS PESCADORES, obra

(1)----- (2)------ dedica a seu avô pescador, “morto no mar”.

II-

Nessa obra, OS PESCADORES, Raul Brandão dedica um capítulo à PESCA DO ATUM. Um tipo de pesca (1)------- actualmente já não se pratica, pois as condições naturais modificaram-se. Mas antigamente, essa era uma actividade que durou até meados da década de ’60, do século passado.

Vejamos o que ele diz sobre o ATUM:

“Tavira é um dos grandes centros da pesca de atum, se é que se pode chamar pesca à maneira como se apanha este peixe.

Ninguém conhece nada do atum, (1)----- se pesca ao acaso e às cegas. Sabe-se que todos os anos desova no Mediterrâneo, porque vai para lá em Maio e Junho, gordo (é o atum do direito), e volta de lá magro, em Julho e Agosto (é o atum do revés).

É bicho dos grandes fundos, (1)------- procura talvez as águas pouco agitadas do fundão (1)------ começa em Cádiz e (4)------ prolonga até ao México.

Faz sempre o percurso em cardumes, levando adiante do bando os mais pequenos da família.

Supõe-se que o Gulf Stream exerce grande influência nos seus hábitos, empurrando-(5)------- para a costa em procura de águas mais quietas e mais frias.

É tão tímido que (4)------ deixa apanhar, podendo despedaçar com facilidade as redes: mal encontra meia dúzia de fios – a rabeira ou o quartel de fora, segue-(5)------ com o focinho até ao buraco,

por (3)------- entra no quadro da “armação”. O seu maior inimigo é o homem, (1)------ (2)------ devora, em concorrência com o roaz, incansável em persegui-(5)----- também.

A “armação”, engenho muito antigo, (6)------- nome, “almadrava”, cheira a árabe, tem às vezes a forma de um grande T”... ... ... ... ...

III - Soluções do exercício:

(1) que - pronome relativo, invariável

(2) ele - pronome pessoal da 3ª pessoa do singular; na forma de SUJEITO

(3) onde - pronome relativo

(4) se - pronome pessoal reflexo da 3ª pessoa do singular

(5) o, os - pronome pessoal, na forma de complemento; quando empregue a seguir às formas verbais terminadas em -r- ou -s- ou -z-, assume a forma -lo (-lo, -la, -los, -las : conforme as concordâncias)

(6) cujo - pronome relativo

“Tavira é um dos grandes centros da pesca de atum, se se pode chamar pesca à maneira como se apanha este peixe.

Ninguém conhece nada do atum, (1)QUE se pesca ao acaso e às cegas. Sabe-se que todos os anos desova no Mediterrâneo, porque vai para lá em Maio e Junho, gordo (é o atum do direito), e volta de lá magro, em Julho e Agosto (é o atum do revés).

É bicho dos grandes fundos, (1)QUE procura talvez as águas pouco agitadas do fundão (1)QUE começa em Cádiz e (4)SE prolonga até ao México.

Faz sempre o percurso em cardumes, levando adiante do bando os mais pequenos da família.

Supõe-se que o Gulf Stream exerce grande influência nos seus hábitos,

empurrando-(5)O para a costa em procura de águas mais quietas e mais frias.

É tão tímido que (4)SE deixa apanhar, podendo despedaçar com facilidade as redes: mal encontra meia dúzia de fios – a rabeira ou o quartel de fora, segue-(5)O com o focinho até ao buraco, por (3)ONDE no quadro da “armação”. O seu maior inimigo é o homem, (1)QUE (2)ELE devora, em concorrência com o roaz, incansável em persegui-(5)LO também.

A “armação”, engenho muito antigo, (6)CUJO nome, “almadrava”, cheira a árabe, tem às vezes a forma de um grande T.”.. ... ... ... ...

NOTA:

A transcrição do texto de Raul Brandão sofreu algumas pequenas alterações, conforme se costuma fazer por necessidade pedagógica, para maior clareza do exercício.

****

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Poderá colher mais informação sobre Raul Brandão na Internet.

Para já, temos como sempre a Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Brand%C3%A3o

*

*

Para saber mais sobre a pesca do atum, poderá consultar este excelente artigo, que no final apresenta um vídeo muito elucidativo:

https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Os-arraiais-da-pesca-do-atum.aspx

Myriam

Julho de 2021

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 14/07/2021
Reeditado em 22/05/2022
Código do texto: T7299642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.