Numa aula de Gramática os ensinamentos são para a vida.

Em tempos de pandemia, muitas coisas foram se transformando, mudando ou sendo adaptadas para atingir os fins a que se destinam.

Com a educação não foi diferente, tendo os educadores a difícil tarefa de lecionar à distância, por meio de aplicativos de videoconferência, ministrando aulas remotas.

O professor utilizando-se das novas tecnologias para o desenvolvimento da práxis pedagógica.

Ministrando a aula de Gramática, a professora Rosângela de maneira eufórica pergunta para os seus alunos, que estão em suas respectivas casas com o celular na mão ou à frente do computador, se eles estudaram a matéria do dia, a saber: aposto e vocativo.

Ao disponibilizar o áudio, de maneira quase uníssona, em alto e bom tom, responderam – Sim, professora!

- Mas vocês entenderam o que estudaram? - Pergunta a professora.

- Mais ou menos - respondeu Albert.

- Joana, leia para mim o que significa aposto, por favor!

- Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo - Respondeu Joana com a voz trêmula por enfrentar aquela nova experiência.

- Muito bem, Joana! Obrigada!

Lúcia, Fale para a classe sobre vocativo.

- Poxa, logo eu, professora? Tenho vergonha - Disse Lúcia rindo - Mas prosseguiu: “vocativo é um termo que cumpre a função de chamar a atenção de um interlocutor, real ou fictício. Diferente do aposto, esse termo acessório não possui nenhuma relação com o restante da frase e se encontra separado dela por vírgulas ou mesmo pontos de exclamação.” Ex: Professora, você vai demorar muito?

- Perfeito, Lúcia! Parabéns minha menina tímida.

A professora prossegue explicando a diferença entre aposto e vocativo, prendendo a atenção de todos os alunos, notadamente pela forma articulada da ministração da temática e a paixão por ensinar, inerente aos grandes educadores.

A participação dos alunos e a maneira engraçada como se desenvolvia a aula tirava o foco, a atenção e o estresse dos problemas que todos estamos enfrentando.

Rosângela é apenas um exemplo dentre milhares de professores que exercem a nobre vocação de ensinar.

Novos desafios, novas didáticas, novas ferramentas para o bom desempenho do velho, mas renovável processo educacional.

Rosângela nunca perdera de vista o seu objetivo como educadora de ajudar na formação de cidadãos, ensinando-os e auxiliando-os a desenvolverem as capacidades cognitivas, de raciocínio, o bem estar e respeito ao mundo humano e todas as suas pluralidades. Em suma, tinha total consciência de que estava contribuindo na formação daqueles adolescentes para a vida.

Enquanto ainda ministrava, falando que existem sete tipos de apostos (exemplificativo, distributiva, enumerativo, comparador, resumidor, especificativo e de oração), explicando e apresentando frases como exemplos dos respectivos tipos, para ter certeza de que todos haviam entendido, resolveu lançar frases aleatórias para que os alunos informassem os tipos de apostos.

- Classe, que tipo de aposto temos na frase “estou convencido do cuidado de Deus, sei que nem a morte nem a vida, nem o presente nem o futuro, nem altura ou profundidade, nada, absolutamente nada poderá me separar do seu amor.

- Pela palavra nada, creio que seja aposto resumidor, professora - respondeu João Paulo.

- Exatamente, João. E na frase “A criança, um adulto em formação, deve ser educada para a cidadania.”

- Eu acho que é aposto comparativo, pois está comparando o termo criança com o adulto - Disse Anna Cláudia.

- Perfeito, Aninha. Gostei! Mais uma para ficar bem fixada a matéria de hoje.. Na frase “Do mundo Vitor quer três coisas: amor, respeito e empatia”.

- Acredito que seja enumerativo, pois na frase diz que ele quer três coisas e depois enumera amor, respeito e empatia - Respondeu de forma convicta Fabrício.

- Sim, Fabrício. Você está certíssimo - falou a professora.

- O que é empatia? Perguntou Josiane.

- O contrário de antipatia - Brincou Carla, tirando o sorriso dos lábios da professora e dos demais alunos.

- Empatia deve ser algo relacionado a sentimento direcionado para outra pessoa. De querer o bem. Não sei se estou certo - Disse Yasmim.

- Desejar o bem, sem olhar a quem - complementou Marcos.

- Sim, crianças. De uma certa forma vocês têm razão. E esta é uma palavra que além de fazer parte do vocabulário de vocês, devem integrar a forma de viver.

Empatia tem sentido paixão ou compaixão. Por isso, deixando o assunto por um momento de lado, vamos entender de uma vez por todas o significado da palavra EMPATIA.

Juliana abra o dicionário e leia para a classe o significado da palavra.

- Professora, segundo o dicionário Oxford Linguagens, a palavra EMPATIA é capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.

NA PSICOLOGIA é o processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro.

NA SOCIOLOGIA é forma de cognição do eu social mediante três aptidões: para se ver do ponto de vista de outrem, para ver os outros do ponto de vista de outrem ou para ver os outros do ponto de vista deles mesmos.

- Obrigado Juliana. Portanto, meus queridos alunos, como falei acima, vocês precisam cultivar este valor, se colocando no lugar do outro, sentido a dor do outro, entender o motivo da tristeza do outro.

Se seu colega é arrogante, tente entender o motivo da arrogância. Por que a colega só usa uma calça a semana inteira para ir à escola? Por que o aluno obeso precisa ser compreendido antes de ser motivo de escárnio? Já tentou entender os preconceitos que são submetidos os alunos negros? E aquele aluno homoafetivo? Aqueles que professam religião diferente? Ser diferente não nos faz superiores ou inferiores.

O desejo de Vitor exposto na frase exemplificativa do aposto enumerativo, deve também ser o nosso desejo. Precisamos amar mais, respeitar mais e ter mais empatia, se nosso anseio é viver em um mundo melhor.

Não tenham como exemplos aqueles que dividem a sociedade, que desejam o mal, que propagam e fazem coisas ruins. Que torcem pela negatividade, cultuam o individualismo, celebram o sucesso do homem perverso, desejam a morte daqueles que pensam o contrário. Que usurpam o pão do necessitado e que não se compadecem com aqueles que estão nos hospitais, nas ruas, nos casebres ou em situação de miserabilidade social e psicológica. Resumindo, meus queridos alunos, encham os vossos corações de empatia.

A classe permaneceu em silêncio, mas reflexiva e consciente de aquela brilhante aula de Gramática, foi além e trouxe ensinamentos e significados para a vida. Jamais aqueles alunos irão esquecer a importância da palavra EMPATIA.

Ezequias Vitorino.

Obs.: Qualquer semelhança com nomes e situações é mera coincidência.

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Ezequias Vitorino
Enviado por Ezequias Vitorino em 31/07/2021
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